Os sites de redes sociais são a mais quente atração da internet, destronando outras atrações populares da rede, como a pornografia, e colocando em destaque uma importante mudança na maneira pela qual as pessoas se comunicam, de acordo com um especialista em web.
Bill Tancer analisou informações sobre mais de 10 milhões de usuários de internet e concluiu que as buscas na iternet oferecem uma visão ampla e atualizada sobre como a sociedade e as pessoas estão mudando. Segundo o pesquisador, nós somos aquilo que clicamos.
No livro "Click: what millions of people are doing online and why It matters" ("O que milhões de pessoas estão fazendo online e por que isso importa"), Tancer afirma que analisar as buscas na web não só reflete o que está acontecendo
Ele disse que a busca de pornografia na rede se reduziu a cerca de 10% do total de buscas na rede, ante 20% uma década atrás e que as buscas mais populares da internet agora são as relacionadas a sites de redes sociais.
"À medida que cresce o tráfego nas redes sociais, decrescem as visitas aos sites pornográficos", disse Tancer, apontando que, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, as buscas por pornografia mostravam queda particularmente significativa.
Algumas de suas constatações servem como diversão aos curiosos, como por exemplo o fato de que cotovelos, sujeira no umbigo e ventiladores de teto estão na lista dos maiores medos das pessoas, ao lado da rejeição social e da intimidade com o outro.
"Existem certos padrões em nosso uso da internet que tendemos a repetir de maneira muito específica e previsível, de buscas por dietas a vestidos de baile de formatura, passando por aquilo que fazemos nos feriados", disse Tancer à agência Reuters.
Gerente-geral de pesquisa mundial da Hitwise, uma empresa de rastreamento de atividades na internet, Tancer disse que uma das grandes mudanças no uso da web, ao longo dos últimos dez anos, vem sendo a queda do interesse pela pornografia ou por sites de entretenimento adulto.
Mídias sociais nas empresas
Hoje, a agência Frog, de publicidade online, dá início ao FrogCampus, série de visitas a universidades em todo o país para falar do papel cada dia mais importante das mídias sociais na construção da imagem das empresas.
O encontro é na UFF, em Niterói, capitaneado por Roberto Cassano, diretor de Estratégia e Mídias Sociais da agência, e pelo professor Adilson Cabral, do departamento de Comunicação Social da universidade.
Orkut, Facebook, Delicious, Twitter e blogs estarão na pauta. A conversa será a partir das 20h, no Instituto de Artes e Comunicação Social, com cobertura via Twitter.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ