Padrão para integrar mídias

Leia em 2min 10s

Um grupo de empresas do setor de mídia anunciou que planeja construir um sistema digital no qual aparelhos de vídeo e sites de conteúdo funcionem juntos sem dificuldades e no qual consumidores possam ter acesso a conteúdos digitais em vários tipos de dispositivos.

 

O objetivo do consórcio, denominado Digital Entertainment Content Ecosystem (Dece), é tornar o acesso a conteúdos digitais possível no maior número de dispositivos. Desta forma pretende-se que os internautas possam transferir para os seus dispositivos digitais - filmes ou músicas - que comprem em lojas online, sem terem de os converter num formato compatível.

 

O grupo, que reúne estúdios de cinema, grupos de varejo, fornecedores de serviços, fabricantes de produtos eletrônicos e empresas de tecnologia da informação, está trabalhando "para uma experiência uniforme de mídia digital", mas não anunciará detalhes antes da convenção Consumer Electronics Show, em janeiro.

 

O consórcio informou que defenderá a interoperabilidade de aparelhos e sites, bem como regras de uso que permitam que consumidores copiem conteúdo para aparelhos domésticos e que copiem o conteúdo baixado para mídias físicas, disse Mitch Singer, presidente do Dece.

 

O plano também oferece aos consumidores um "armário de direitos", ou biblioteca virtual, no qual os vídeos digitais que eles adquirem serão armazenados para recuperação de maneira semelhante à empregada para acesso a uma conta de email, disse Singer.

 

Logotipo. O consórcio planeja criar um logotipo que será colocado em produtos e sites a fim de permitir que os consumidores saibam que os produtos e serviços que estão adquirindo são compatíveis com os padrões Dece.

 

"Desenvolveremos uma especificação que serviços e fabricantes de produtos eletrônicos poderão empregar sob licença. Eles poderão usar o logotipo nos seus aparelhos para que os consumidores saibam que serão compatíveis com o conteúdo que comprarem", disse Singer.

 

A nova estrutura digital, disse Singer, viraria de cabeça para baixo o modelo "fechado" da loja online de mídia digital da Apple, a iTunes.

 

"Trata-se de algo bem diferente do ecossistema da Apple", disse o executivo. "Nós gostaríamos que a Apple se integrasse ao consórcio. Não imaginamos que a Apple venha a deixar de existir ou que esse consórcio vá substitui-la", afirmou.

 

O consórcio inclui Alcatel-Lucent, Best Buy, Cisco Systems, Comcast, Fox Entertainment Group, Hewlett-Packard, Intel, Lions Gate Entertainment, Microsoft, NBC Universal, Paramount Pictures, Philips, Sony, Toshiba, VeriSign e Warner Bros Entertainment.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Como a mídia pode obter lucro com a digitalização

O avanço da tecnologia digital na sociedade impõe novos desafios ao mercado da comunicação. ...

Veja mais
Companhias investem em salas virtuais

Esqueça as experiências ruins e limitadas dos atuais equipamentos de áudio e videoconferência,...

Veja mais
Proteção extra para sites de comércio

No primeiro semestre de 2008, o volume de compras online no Brasil atingiu o patamar de R$ 3,8 bilhões, valor que...

Veja mais
A nova "impressão digital"

A IBM iniciou ontem um grande trabalho de promoção dos produtos e serviços de armazenagem de dados ...

Veja mais
Empresas treinam seus funcionários usando a TV

É possível ter canais próprios e realizar conferências simultâneas   Colocar a e...

Veja mais
Tecnologia da informação reduz custos para pequena empresa

Cerca de 39% das micro e pequenas empresas brasileiras não investem em TI (tecnologia da informação...

Veja mais
TI e negócios cada vez mais misturados

Para a turma que tem cerca de dez anos de experiência, a TI é negócio e todo negócio tem tecn...

Veja mais
Tecnologia identifica os vinhos raros

Cientistas franceses desenvolveram uma maneira de usar aceleradores de partículas para autenticar vinhos raros, a...

Veja mais
Na AL, companhias usam TI de forma mais racional

Quando se pensa no uso da tecnologia, as imagens que vêm à mente geralmente estão associadas a merca...

Veja mais