No primeiro semestre de 2008, o volume de compras online no Brasil atingiu o patamar de R$ 3,8 bilhões, valor que representa um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa do site E-bit. Foram mais de 11,5 milhões de pessoas acessando a internet para comprar ou vender algum produto - na maioria das vezes, sem contar com recursos de segurança nas transações financeiras.
Com o objetivo de tornar a compra pela web uma experiência mais segura, a Trend Micro está lançando a solução Trend Micro SecureSite, que complementa as tecnologias de criptografia utilizadas pelos sites de comércio eletrônico. A solução, que inclui orientações da equipe de especialistas em TI, aumenta a segurança dos dados que trafegam pela internet, ao verificar e monitorar as vulnerabilidades registradas nos sites de vendas online.
A solução é hospedada no servidor da própria Trend Micro, de modo a não ocupar espaço e nem causar lentidão nos sistemas dos clientes. Além disso, no caso de serem detectadas brechas no website, a Trend Micro oferece diagnósticos e sugere ações com base nas melhores práticas do mercado.
Com base nas pesquisas da empresa, um em cada dois sites estão vulneráveis aos ataques cibercriminosos, e com a solução Trend Micro SecureSite a segurança nas transações permitirá o aumento das vendas e a redução dos golpes, decorrentes do roubo de dados pessoais em invasões de computadores.
Segundo a Polícia Federal, essas ocorrências atingem atualmente mais de 2 milhões de pessoas por hora - número que tende a subir, na medida em que cresce o volume de comércio eletrônico.
Para que os clientes saibam que estão seguros, os sites de comércio eletrônico que utilizam a solução terão em sua página principal um selo da Trend Micro que indica segurança nas transações efetuadas.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ