Parceria entre Visa e Banco do Brasil permite pagamento pelo celular

Leia em 2min 10s

A Visa e o Banco do Brasil lançaram oficialmente nesta terça-feira o serviço Visa Mobile Pay, que vai permitir compras com cartão de débito e crédito Visa Electron pelo celular. Em um primeiro momento, o sistema de pagamento móvel estará disponível para portadores do cartão Ourocard, do BB.

 

Os clientes que tiverem interesse em usar o serviço terão de fazer o cadastro do seu número de celular pelo internet banking ou nos caixas eletrônicos do BB. Inicialmente, o Visa Mobile Pay será aceito por estabelecimentos comerciais que fazem entrega em domicílio e de vendas diretas.

 

Pelo sistema, o usuário informa o número de seu telefone ao comerciante, que pode digitá-lo no POS (dispositivo que processa as operações com cartão) enviar os dados pela internet para a Visanet, processadora dos pagamentos com cartões Visa. A Visanet se comunica com o BB que autoriza transação e informa o consumidor com o envio de mensagem curta de texto (SMS). As transações de até R$ 100 serão confirmadas por SMS e acima deste valor o cliente do banco terá de validar a transação pelo internet banking ou pelos ATMs.

 

Entre os estabelecimentos que já aderiram ao Visa Mobile Pay estão a Pizza Hut (em Brasília e Fortaleza), a empresa de logística DHL e as drogarias Bifarma (Barueri-SP) e Fuji (Brasília). Por enquanto, ainda se trata de um piloto, mas a Visanet espera expandir o modelo e credenciar outros estabelecimentos em todo o Brasil nos próximos meses. Em setembro os POS da rede serão adaptados para processar transações pelo celular.

 

Evolução do serviço

 

O BB apresentou no ano passado um projeto de mobile payment em parceria com a Visa e evoluiu nos últimos meses para o Visa Mobile Pay. Denilson Gonçalves Molina, gerente executivo da diretoria de cartões da instituição financeira, explica que a primeria versão era baseada em WAP e não era muito intuitiva. Ele exemplifica que no sistema antigo o consumidor tinha que entrar no mobile banking para confirma a transação. "Agora é o BB que manda um SMS para o cliente autorizado o pagamento, o que é muito mais prático para o usuário", diz o executivo.

 

Atualmente, o BB tem cerca de 24 milhões de clientes do Ourocard, que são potenciais usuários do novo serviço. O sistema de pagamento é um projeto global da Visa e o modelo poderá ser replicado pela administradora de cartões de crédito em outros mercados.

 

Veículo: Portal UOL


Veja também

Tecnologia e treinamento evitam perdas

Empresas de diversos segmentos têm investido cada vez mais em tecnologia e treinamento de funcionários para...

Veja mais
Micro e pequenas ainda resistem à informatização

Muitos empresários ainda preferem a "caderneta".  Empresários devem ficar atentos para a implanta&c...

Veja mais
Rede interna de TV chega aos mercados de bairro

Primeiro foram os hipermercados, como Carrefour, Wal-Mart e Extra. Agora chegou a vez de os mercados independentes (loja...

Veja mais
Gerenciar fornecedores é serviço para TI

Para sobreviver no mercado competitivo, é condição sine qua non para as empresas oferecer excel&eci...

Veja mais
Rede de dados da TIM conecta vendedores

Ogrupo atacadista Embrasil, 13º colocado no ranking brasileiro da Associação Brasileira de Atacadista...

Veja mais
Integradora SulComputer aposta na prevenção em TI para crescer

Falta no Brasil uma cultura preventiva no gerenciamento da infra-estrutura de TI. Esta é a avaliaçã...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar reestrutura tecnologia

O grupo varejista Pão de Açúcar promoveu uma verdadeira reviravolta em sua área de tecnologi...

Veja mais
Segurança móvel: novos desafios para as novas tecnologias sem fio

Sabemos que nos últimos anos houve um aumento no uso de aparelhos móveis para fins profissionais, o que ge...

Veja mais
Companhia ergue 20 centros de dados

A chamada "computação nas nuvens" (cloud computing), tese que defende a tendência de que todo o cont...

Veja mais