A Visa e o Banco do Brasil lançaram oficialmente nesta terça-feira o serviço Visa Mobile Pay, que vai permitir compras com cartão de débito e crédito Visa Electron pelo celular. Em um primeiro momento, o sistema de pagamento móvel estará disponível para portadores do cartão Ourocard, do BB.
Os clientes que tiverem interesse em usar o serviço terão de fazer o cadastro do seu número de celular pelo internet banking ou nos caixas eletrônicos do BB. Inicialmente, o Visa Mobile Pay será aceito por estabelecimentos comerciais que fazem entrega em domicílio e de vendas diretas.
Pelo sistema, o usuário informa o número de seu telefone ao comerciante, que pode digitá-lo no POS (dispositivo que processa as operações com cartão) enviar os dados pela internet para a Visanet, processadora dos pagamentos com cartões Visa. A Visanet se comunica com o BB que autoriza transação e informa o consumidor com o envio de mensagem curta de texto (SMS). As transações de até R$ 100 serão confirmadas por SMS e acima deste valor o cliente do banco terá de validar a transação pelo internet banking ou pelos ATMs.
Entre os estabelecimentos que já aderiram ao Visa Mobile Pay estão a Pizza Hut (em Brasília e Fortaleza), a empresa de logística DHL e as drogarias Bifarma (Barueri-SP) e Fuji (Brasília). Por enquanto, ainda se trata de um piloto, mas a Visanet espera expandir o modelo e credenciar outros estabelecimentos em todo o Brasil nos próximos meses. Em setembro os POS da rede serão adaptados para processar transações pelo celular.
Evolução do serviço
O BB apresentou no ano passado um projeto de mobile payment em parceria com a Visa e evoluiu nos últimos meses para o Visa Mobile Pay. Denilson Gonçalves Molina, gerente executivo da diretoria de cartões da instituição financeira, explica que a primeria versão era baseada em WAP e não era muito intuitiva. Ele exemplifica que no sistema antigo o consumidor tinha que entrar no mobile banking para confirma a transação. "Agora é o BB que manda um SMS para o cliente autorizado o pagamento, o que é muito mais prático para o usuário", diz o executivo.
Atualmente, o BB tem cerca de 24 milhões de clientes do Ourocard, que são potenciais usuários do novo serviço. O sistema de pagamento é um projeto global da Visa e o modelo poderá ser replicado pela administradora de cartões de crédito em outros mercados.
Veículo: Portal UOL