Ogrupo atacadista Embrasil, 13º colocado no ranking brasileiro da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), iniciou um projeto de atualização tecnológica de seus representantes em todo o País. Com sede em Ribeirão das Neves, Minas Gerais, reúne quatro bandeiras na área de distribuição para atendimento ao pequeno e médio varejo (Embrasil, Socol, Apolo e Superbazar), e atua em todo o território nacional.
O mix de produtos do grupo conta com uma linha regular com mais de 8 mil itens que vai desde construção até produtos agro-veterinários, passando por lar, lazer e papelaria. Há ainda uma linha sazonal com mais de 1.200 itens para decoração natalina, da marca própria Natália Christmas. Criada há mais de 15 anos, a marca representa um grande diferencial na oferta, já que faz do grupo o maior distribuidor de decoração natalina da América Latina.
Para a automação de uma ampla força de vendas nacional, a empresa está substituindo equipamentos PDA, adotados desde 2000, por smartphones Samsung i710 com transmissão pela rede de dados da TIM. A atualização tecnológica visa a renovação dos equipamentos utilizados pela força de vendas, redução dos custos de manutenção e de telefonia da solução anterior, melhoria de processos e de comunicação.
No modelo anterior, não havia comunicação direta dos equipamentos com os sistemas da companhia. Os representantes se conectavam por linha discada para um número 0800 ligado ao servidor de uma concessionária, de onde partia uma linha dedicada para a empresa.
Conexão. "Os custos de comunicação eram altos e a dificuldade de conexão também afetava o trabalho dos representantes, que precisavam muitas vezes recorrer aos telefones fixos dos clientes. Com a solução recomendada pela TIM estima-se uma economia de 60%. E a vantagem é que a solução é convergente, pois o equipamento reúne as funções de PDA e telefone e os representantes passaram a enviar os pedidos imediatamente pelo próprio aparelho. Outro fator determinante foi a presença nacional da operadora, já que atuamos em todo o País", diz Marcus Cavalcante, gerente de Vendas do grupo Embrasil.
Ele conta que uma das vantagens da nova solução é a possibilidade de aproveitar a aplicação que a empresa utilizava nos equipamentos, baseada em Windows CE, nos smartphones Samsung, sendo necessária a atualização para Windows Mobile. Isso facilitou a aceitação pelos representantes e dispensou a necessidade de novos treinamentos.
A aplicação conta com cadastro de clientes e de produtos por região, permite consultar posição de crédito, promoções, mix de produtos por cliente, e envio dos pedidos. Após receber o pedido, a empresa envia o retorno para o representante e o cliente tem a confirmação do pedido por email.
"A diferença é que agora o representante terá a comodidade e a facilidade de acesso à empresa trocando informações em tempo real. Se for necessário fazer alguma alteração a decisão é tomada na hora e ele ganha em tempo e eficiência".
O projeto piloto foi realizado em Belo Horizonte e hoje a solução já está implantada no Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e no interior de Minas Gerais, beneficiando cerca de 260 profissionais. A meta é implementar o projeto em todo o País até o final do ano com mais 700 representantes, e concluir o projeto, em 2009, com os demais.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ