O número de notificações de incidentes de segurança feitas por internautas brasileiros em 2009 disparou 61% em relação às reclamações registradas no ano anterior, apontou relatório divulgado ontem pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). Foram registrados 358.343 incidentes pelo centro de estudos, ante 222.528 reclamações recebidas em 2008, com base em relatos enviados espontaneamente por administradores de redes e usuários.
O principal problema apontado são tentativas de fraude, respondendo por cerca de 70% dos casos. O número de tentativas de fraude reportadas foi de 250.362, correspondendo a um crescimento de 79 por cento em relação ao ano anterior.
De acordo com a analista de Segurança do CERT.br, Cristine Hoepers, o aumento das tentativas de fraudes está relacionado ao crescimento das notificações de eventuais quebras de direitos autorais, por meio da distribuição de material em redes "peer-to-peer" (P2P).
NA INGLATERRA. Um homem foi preso devido a uma brincadeira no serviço de microblogs Twitter, na qual dizia que explodiria o aeroporto Robin Hood, em Doncaster, na Inglaterra, caso seu voo fosse atrasado. As informações são do jornal The Independent de segunda-feira. "O aeroporto Robin Hood está fechado", escreveu. "Vocês têm uma semana e meia para resolver isso, caso contrário eu detono esse aeroporto até o céu". A mensagem foi postada no dia 6 de janeiro por Paul Chambers, 26, depois de uma nevasca ter ameaçado os planos de viagem do internauta para a Irlanda.
Entretanto, mesmo se tratando de uma piada, a polícia foi prender o usuário do serviço de microblogs, em 13 de janeiro. "Tive de explicar totalmente o Twitter para eles, porque eles nunca haviam ouvido algo sobre. Então eles perguntaram tudo sobre a minha vida doméstica, trabalho e outras coisas pessoais", disse ele.
O post foi excluído do serviço. O laptop, iPhone e computador doméstico foram levados pela polícia. Chambers foi liberado sob fiança, e ainda terá que responder a investigações.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ