O Google apresentou um software que coloca conteúdo da web na televisão para persuadir mais consumidores a navegar na internet a partir da sala de estar, na expectativa de ganhar receita com anúncios. A nova ferramenta, batizada de Google TV, vai funcionar com chips da Intel, em produtos da Sony e Logitech, anunciou o Google, ontem, durante uma conferência em San Francisco.
As empresas estão tentando tirar benefício da crescente demanda da programação e das informações baseadas na web em telas maiores, em mais cômodos da casa. Dono da maior parcela da receita com publicidade on-line, o Google quer uma fatia do mercado publicitário na TV, de US$ 174, 9 bilhões. A Intel planeja levar seus chips, que já estão presentes em 80% dos computadores pessoais no mundo, a uma variedade maior de produtos eletrônicos.
"A televisão está se tornando a terceira tela, ao lado do computador e do telefone, permitindo a você ter acesso ao que quiser, quando quiser", disse Eric Kim, que comanda a divisão de produtos para casa digital da Intel. "O tubo 'burro' da TV está se transformando em um aparelho inteligente, a smart TV."
O Google TV funciona como uma "central de entretenimento" que permite ao espectador procurar canais, shows e sites de internet, informou o Google, em um vídeo postado em seu site YouTube.
O serviço vai incluir produtos de vídeo sob demanda da Amazon.com, Netflix e Hulu, um site de vídeo parcialmente controlado pela Walt Disney, informou o Google na conferência.
"Ainda não existe meio melhor para alcançar uma grande audiência do que a televisão", disse Rishi Chandra, um gerente de produto do Google, durante a conferência de programadores em San Francisco. "Vídeo deve ser consumido na maior e mais brilhante tela da casa."
O Google adaptou uma versão de seu software Android e de seu programa de navegação Chrome para exibir programação de TV oriunda de fontes como cabo e satélite, além de vídeo da internet. Aplicações criadas para as versões atuais do Android, usado em telefones móveis, não vão funcionar na tela da TV.
A Sony vai começar a vender televisões e aparelhos de Blu-ray "no outono" do hemisfério norte, disse Howard Stringer, executivo-chefe da Sony. Os produtos vão usar o novo software do Google e chips da Intel.
Veículo: Valor Econômico