Natal será decisivo para varejistas de olho no "e-commerce"

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Apesar do cenário de crédito menor nos próximos meses e da perspectiva de um próximo trimestre com crescimento em ritmo menos acelerado, a área de vendas pela internet continua otimista, e segue com a projeção da consultoria e-bit, voltada ao mercado de comércio eletrônico (e-commerce), que prevê incremento de 40% neste Natal em relação a igual período de 2009, ao movimentar cerca de R$ 2,2 bilhões no período de festas. Assim, a briga pelo e-consumidor vai ser grande, por conta da liderança da B2W, que detém a Americanas.com e a Submarino.com, mas já vê incômodo com a entrada de redes como o Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, que estreou na internet em 1995, com o Pão de Açúcar Delivery, além do Carrefour e Walmart, entre outras.

 

Agora, com o Ponto Frio e a Casas Bahia também disputando as vendas pela internet, esse mercado promete uma guerra de preços e serviços. Tanto que os sites como o Pontofrio.com.br, extra.com.br, paodeacucar.com.br e casasbahia.com.br agora fomentam uma integração das plataformas desses sites está para ser concluída, com o objetivo de disputar as vendas natalinas, o que deve inclusive impulsionar o braço eletrônico dessas redes, pela visibilidade.

 

Alexandre Umberti, diretor de Marketing e Produtos da e-bit, afirma que antecipar as compras em um período aquecido do mercado é necessário. "Os consumidores devem planejar suas compras para evitar o risco de enfrentar uma surpresa desagradável", diz ele, em nota.

 

Concorrência

 

Outro que aumenta a disputa pelo consumidor sem medo de comprar pela internet é o Walmart, rede que ingressou no segmento em 2008 e hoje afirma ter cerca de 50.000 itens divididos em 21 categorias. A rede espera um aumento de 50% nas vendas através de seu site. Já o Carrefour, que lançou a sua plataforma on-line em março deste ano, atualmente oferece 17 categorias de produtos.

 

Segundo a assessoria da e-bit, a consultoria americana comScore realizou um estudo neste mês sobre a situação do e-commerce na América Latina, com uma amostragem de 800 participantes. O estudo mostra que as principais preocupações dos consumidores são questões como a área de segurança das transações, a disponibilidade de opções de pagamento e a seleção de produtos on-line.

 

Veículo: DCI


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