Redes Sociais: Campo de testes para novos produtos

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Sondar o mercado para o lançamento de um produto sempre exigiu habilidade das empresas, que costumam guardar a sete chaves as pesquisas que fazem com os consumidores. Algumas companhias, no entanto, decidiram colocar essa relação às claras nas redes sociais.

 

A Pepsico decidiu abrir para os fãs ou seguidores de seus perfis no Facebook, Orkut e Twitter alguns "segredos" sobre produtos que pretende lançar. Nos Estados Unidos, a empresa convidou os consumidores da bebida Mountain Dew a dar sugestões para a criação de três novos sabores. Os internautas também escolheram o nome, a embalagem e a logomarca. As bebidas foram lançadas em 2010.

 

O diretor global de mídias sociais da Pepsico, Bonin Bough, diz que a companhia pergunta aos seguidores de seus perfis o que eles pensam de determinadas embalagens e sabores. Com base nas respostas, avalia a chance de sucesso do novo produto. "Há muitas oportunidades para as empresas transformarem o relacionamento com os consumidores fazendo uso das redes sociais", afirma.

 

A montadora Fiat também recorreu aos sites de relacionamento para descobrir o que seus consumidores esperam do carro do futuro. Por meio das redes tradicionais e de um site criado especialmente para o projeto, as pessoas podiam enviar suas sugestões para o modelo Fiat Mio. A partir das mais de 10 mil ideias recebidas, um protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel do ano passado. A experiência deu tão certo que a empresa voltou a usar as redes sociais para preparar o lançamento do Bravo.

 

"Esse diálogo intenso e aberto com o consumidor foi muito positivo e se tornou uma referência", diz Abel Reis, presidente da AgênciaClick Isobar, que realizou a campanha para a Fiat.

 

A fabricante de celulares Sony Ericsson criou um blog e usa seu perfil nas redes sociais para recolher opiniões sobre aparelhos que vão chegar ao mercado brasileiro. Com base nos comentários, a campanha de marketing enfatiza as características mais desejadas pelos consumidores. Um produto que foi lançado no exterior com destaque para a câmera fotográfica, por exemplo, pode ter outras funções ressaltadas ou até ser modificado para agradar aos brasileiros. O celular W150 é vendido no país com duas capas coloridas por causa das sugestões feitas por consumidores locais. "É uma plataforma de diálogo que não tínhamos antes", afirma a diretora de marketing da empresa, Ana Peretti.

 

Veículo: Valor Econômico


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