Site lançado há três meses pelo Grupo Multi se une ao quarto maior desse mercado no País
Novato no mercado de sites de compras coletivas, o Grupo Multi, dono da rede de ensino de idiomas Wizard, chegou ao novo segmento imprimindo sua marca registrada: a de consolidador. Menos de três meses depois de lançar o seu próprio site, o Ofertas.com, a empresa de Carlos Wizard Martins, anunciou ontem a fusão com o quarto maior site do mercado, o Oferta Única.com.
Os sócios não divulgam o valor do negócio, mas dizem que se comprometeram a investir nos próximos seis meses R$ 20 milhões, em marketing e tecnologia. "Gostamos de buscar sinergia por meio de fusões e aquisições. E, nesse caso, precisávamos nos associar a alguém com know how mais qualificado", explicou Charles Martins, filho de Wizard e responsável pela operação do site de compra coletiva do grupo.
A ideia de criar o Ofertas.com surgiu depois que o fundador do Grupo Multi percebeu que alguns dos seus franqueados tinham se associado a sites de compra coletiva para oferecer desconto nas mensalidades dos cursos. A empresa viu ali uma oportunidade e resolveu criar seu próprio canal de ofertas. A seu favor, tinha uma extensa rede de franqueados que poderiam se tornar representantes do site e garimpar outras parcerias regionais. Em três meses, o site iniciou operação em 152 cidades e registrou 500 mil clientes. "Mas, para chegar a outras localidades, é preciso ter uma boa rede de contatos e um número mínimo de ofertas que não estávamos conseguindo atingir", disse Martins.
A parceria com o Oferta Única veio garantir a sobrevivência do Ofertas.com num mercado altamente pulverizado, que já soma mais de 1,2 mil empresas no País. O Oferta Única, criado pelos empresários Rodrigo Manzoni e Antonio Mouallem há exatamente um ano, foi um dos pioneiros. Com operação em 50 cidades, o site faz em média mil ofertas por mês para mais de 2 milhões de clientes. Juntos, os dois sites esperam atingir uma receita de R$ 80 milhões até o fim do ano, num mercado que deve faturar em 2011 cerca de R$ 1 bilhão.
"A consolidação já era um movimento esperado porque não há espaço para tanta gente assim nesse mercado", diz Alexandre Humberti, diretor de marketing e produtos da consultoria E-bit. Segundo ele, os três principais sites de desconto - Peixe Urbano, Groupon e Click On - concentram mais de 80% do mercado.
"Quem não se associar, vai desaparecer", completa vice presidente de assuntos estratégicos da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Ludovino Lopes. "O que estamos assistindo agora é semelhante ao que aconteceu no passado com o varejo popular, que tem hoje players mundiais." Os primeiros sinais de consolidação dos sites de compra coletiva começaram a aparecer no início deste ano, quando o Imperdível, do empresário Paulo Veras, comprou o Deusamba.com.
No mês passado, a Mosaico, empresa de investimentos em negócios de internet das Organizações Globo, comprou 40% do ClickOn. E, há uma semana, o norte-americano Groupon, que também tem operação no Brasil, confirmou sua intenção de fazer uma oferta inicial de ações (IPO, em inglês) no valor de US$ 750 milhões.
Veículo: O Estado de S.Paulo