MercadoLivre terá cartão de crédito

Leia em 2min 20s

O MercadoLivre, site de comércio eletrônico, e sua subsidiária MercadoPago lançaram ontem, em parceria com a instituição financeira Cetelem BGN, o seu cartão de crédito próprio, batizado como MercadoLivre MasterCard.

O objetivo é oferecer aos clientes a possibilidade de parcelar em até 24 vezes as compras no MercadoLivre e de utilizá-lo também nos empreendimentos que aceitam o MercadoPago como meio de pagamento. Além disso, o novo plástico poderá ser usado em aquisições em mais de 1,8 milhão de empresas cadastradas na rede MasterCard tanto na web quanto fora dela.

Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago no Brasil, lembrou que 40% da população brasileira não tem conta-corrente, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o que dificulta a obtenção de cartões de crédito por parte desse segmento. Segundo ele, essa parceria com a Cetelem BGN será uma alternativa para esses consumidores. Desenvolvido em 18 meses, o novo meio de pagamento não tem um estudo que determine sua parcela de participação no mercado.

A expectativa dos dois parceiros é conquistar os internautas que já realizaram compras ou venderam produtos no site do MercadoLivre. Marcos Etchegoyen, diretor presidente da Cetelem BGN, lembrou durante a entrevista coletiva que a proporção de internautas que adquiriram bens com o uso dessa modalidade de cartão passou de 73% em 2011 para 81% neste ano, de acordo com a pesquisa O Observador Brasil 2012. O executivo preferiu não divulgar qual será o limite de crédito disponibilizado aos clientes, pois ele será condicionado às cifras transacionadas e ao relacionamento com esses novos usuários.

Para alcançar esse objetivo, as duas empresas adotaram como estratégia negociar diretamente com as redes varejistas líderes no comércio online tanto em nível nacional quanto regional, o que facilitará o atendimento aos atuais 69,5 milhões de usuários cadastrados no MercadoLivre.

Não existe previsão de faturamento ou total de itens comercializados neste ano, nem expectativa de crescimento com esse novo cartão. Entretanto, os representantes do portal lembraram, durante a entrevista coletiva, que todo esse público foi responsável pela comercialização de 52,8 milhões de itens, o que equivale a uma receita estimada em US$ 4,8 bilhões.

Coelho lembrou, também, que a fixação do pagamento em até 24 parcelas possibilitará um planejamento melhor do orçamento por parte dos consumidores. "Com a iniciativa, o MercadoLivre e o MercadoPago ampliam as opções de crédito na internet para que sejam realizados sonhos de maneira consciente, pois as parcelas fixas caberão no seu bolso", explicou.

Como funciona  – O consumidor interessado pode solicitar seu cartão diretamente no site www.cartaomercadolivre.com.br.

O MercadoLivre atua na Argentina, Brasil, México, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Panamá e Portugal. O MercadoPago está presente no mercado de países como Brasil, Colômbia, México e Chile.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Novas datas agregam vendas pela internet

Quanto mais aumenta o volume de pedidos por pessoa no comércio digital, o ticket médio fica menor.Os lojis...

Veja mais
No Dia dos Namorados, Flores Online prevê aumento de 23% nas vendas

Para o Dia dos Namorados, a Flores Online espera que as vendas cresçam cerca de 23%. No site da companhia, as vis...

Veja mais
Zynga e Amex se unem para premiar consumidor on-line

Empresas lançam cartão de débito pré-pago pelo qual usuário ganha crédito de j...

Veja mais
Segmentação é tendência no varejo eletrônico

Se há um setor no comércio brasileiro que cresce de maneira pujante é oMarcelo Sommer (e-commerce),...

Veja mais
Meu Carrinho

O aplicativo ajuda a organizar a lista de compras de supermercado. Basta fazer um cadastro no site e selecionar os itens...

Veja mais
MercadoPago cresce 85% no primeiro trimestre

O MercadoPago, plataforma de pagamentos pela Internet com aceitação na América Latina, registrou um...

Veja mais
Portais de pagamentos em alta

Além das credenciadoras e das empresas de bandeiras, um outro segmento menos visível do mercado de cart&ot...

Veja mais
PreçoNaMão

Esse aplicativo vai cair no gosto de quem gosta de economizar e vive em busca de boas ofertas. O programa permite fazer ...

Veja mais
Saraiva tira o pé do acelerador em operação on-line

A Saraiva diminuiu descontos, prazos de pagamento e promoções em seu site para aumentar a rentabilidade de...

Veja mais