Varejistas esquentam disputa por pagamento via celular

Leia em 1min 10s

Walmart e Starbucks anunciam projetos nos EUA; empresas querem evitar tarifas das operadoras de telefonia


A ideia de usar smartphones para fazer pagamentos avança nos EUA, à medida que empresas como Walmart e Starbucks anunciam planos para implementar o sistema.

A previsão do PayPal de que em 2016 as pessoas não carregariam mais suas carteiras com elas quando saíssem às compras já não parece tão futurista, agora que grandes nomes do varejo decidiram apoiar projetos de pagamento com celular.

E não é apenas o varejo que procura espaço no mercado de pagamentos móveis, cada vez mais movimentado. O Google Wallet foi lançado nos EUA em 2011, e três das grandes operadoras norte-americanas de telecomunicações, Verizon, T-Mobile e AT&T, estão desenvolvendo um serviço conhecido como Isis.

A Visa também investiu em serviços móveis e prevê que até 2020 mais de metade dos pagamentos que processa serão feitos com celulares.

O perigo é que o consumidor se confunda com a multiplicidade de ofertas e prefira continuar recorrendo a métodos mais familiares, como os cartões de crédito e débito ou pagamentos em dinheiro.

Um dos motivos para o grande número de ofertas de pagamentos móveis é que existem diversas facções tentando controlar o relacionamento com a clientela usuária de aparelhos móveis.

As operadoras de telefonia querem ganhar dinheiro aproveitando seu relacionamento estreito com os usuários de celulares, e o varejo quer evitar tarifas salgadas pelo uso de novos mecanismos de pagamento.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Abrir uma loja on-line requer planejamento e conhecimento

A internet proporciona milhares de oportunidades de novos negócios todos os dias. Entre eles, estão as a v...

Veja mais
Pagamento on-line une varejistas nos EUA

Mais de uma dezena de grandes varejistas anunciaram, ontem, seus planos para desenvolver conjuntamente uma rede de pagam...

Veja mais
Varejistas terão rede de pagamento móvel

Wal-Mart, Target e 7-Eleven planejam desenvolver uma rede de pagamento móvel, diz o "Wall Street Journal". O sist...

Veja mais
Feira digital

O comércio on-line de produtos da gastronomia é cada vez mais variado. Ok, mas onde vale a pena comprar? N...

Veja mais
Vendas de câmeras crescem 22% em 2012, mas preços estão em baixa

As vendas de câmeras digitais no Brasil cresceram 22% no primeiro semestre, ante igual período de 2011, seg...

Veja mais
GS1 Brasil destaca a rastreabilidade na Expoagas 2012

Entidade expõe recursos e benefícios da identificação correta deprodutos e processos de gest...

Veja mais
Consumidor pode trocar desconto por privacidade

Comércio desenvolve tecnologia para conhecer vida pessoal de clientes, como estratégia para ampliar oferta...

Veja mais
O varejo na onda da tecnologia

A história da inovação tecnológica em nosso País pode ser dividida em três fase...

Veja mais
Tecnologias podem reforçar aumento de receita nas lojas

Incrementar as vendas apoiadas em soluções inovadoras tem sido uma das saídas encontradas pelas red...

Veja mais