Uso comercial do QR Code deve ser acelerado no País

Leia em 1min 30s

O QR Code, código de barras bidimensional muito usado em ações de marketing, deverá ter a sua aplicação comercial acelerada. A aposta é da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), que nesse ano incorporou o QR Code ao seu portfólio de códigos de barra.

No uso publicitário, o código em 2D é colocado em anúncios de revistas, camisetas ou folders e scaneado através das câmeras de celulares. Ao fazer uma foto, o usuário é direcionado para uma URL, geralmente o site da empresa. Com isso, é possível criar campanhas que possam ter continuidade e ser ampliadas nesse ambiente virtual.

A partir do momento em que passou a ser certificado pela GS1, o QR Code poderá ser usado também para fazer a identificação de itens comerciais dentro da cadeia produtiva. “Esse sistema permitirá que informações adicionais sejam disponibilizadas, como se fosse uma embalagem estendida”, explica a assessora de soluções de negócios da GS1, Patrícia Amaral. A entidade é responsável pelo padrão global de identificação (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN).

O uso publicitário continuará sendo feito de forma independente, mas agora, as empresas que quiserem usá-lo também no varejo terão que atrelá-lo à tradicional Numeração Global de Item Comercial (GTIN). Patrícia comenta que a grande vantagem de unir o QR Code ao modelo tradicional de códigos de barras é que será possível inserir mais informações do que as que estão na embalagem do produto, o que trará benefícios tanto para o consumidor como para a logística.

A segurança é outra questão a ser considerada. “A partir do momento em o QR Code é vinculado à GS1, passa a ser global e as empresas têm a garantia de que é um código padrão de mercado”, diz. Segundo ela, a recomendação é que esses dois sistemas sejam usados em conjunto.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Sorria! Você está sendo rastreado

Informações de 500 milhões de consumidores são cruzadas para traçar um perfil detalha...

Veja mais
Caixas eletrônicos de multimoedas é nova aposta de fabricantes

Uma das alternativas pioneiras encontradas pelos bancos para reduzir o movimento nas agências, os terminais de aut...

Veja mais
Extra.com vende comida pela web para classe C

O Extra.com investiu R$ 15 milhões no lançamento, na sexta-feira, de sua operação de deliver...

Veja mais
Tablets e smartphones usados na hora das compras

O uso de aparelhos móveis (smartphones e tablets) nas compras feitas pela internet vem crescendo. A participa&cce...

Veja mais
Sondado por rivais, Comprafacil nega venda

O Comprafacil.com, do grupo Hermes, tornou-se em poucos anos a terceira maior empresa de venda on-line do país. C...

Veja mais
Estrangeiras apostam no varejo eletrônico brasileiro

Mesmo com a expectativa de um crescimento menor ao longo deste ano - de 25% para 20%, o varejo eletrônico (e-comme...

Veja mais
Avanço de cartões esbarra em apreço por dinheiro vivo

A missão de garantir que o dinheiro chegue aos bolsos dos brasileiros sem nenhuma imperfeição est&a...

Veja mais
Fruta Eletrônica avalia danos e impactos após a colheita

No segundo dia do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, que começou na segunda-f...

Veja mais
Camex aumenta tarifas de importação para itens de informática

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou alterações na lista de exceção &a...

Veja mais