Tablets e smartphones usados na hora das compras

Leia em 1min 40s

O uso de aparelhos móveis (smartphones e tablets) nas compras feitas pela internet vem crescendo. A participação aumentou de 0,3%, no ano passado, para 1,3% no primeiro semestre deste ano.
 
Os dados fazem parte do relatório Webshoppers, de referência do setor e produzido pela e-bit e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net).
 
Segundo a pesquisa, o consumidor que usa esses dispositivos tem renda familiar, em média, de R$ 7,2 mil, 70% acima do consumidor padrão, que é de R$ 4 mil. Além disso, está mais localizado no Sudeste (70%, ante 65% do consumidor padrão).
 
Entre as plataformas usadas, o estudo identificou uma preferência das mulheres pelo iOS, da Apple, enquanto os homens tendem a usar mais o concorrente Android.
 
Dentre os usuários que compraram por meio do iOS, 54% eram mulheres, enquanto, no caso do Android, 55% eram homens.
 
A diferença se nota também no valor da compra. Enquanto entre usuários de Android o valor médio fica em R$ 540, os do sistema da Apple gastam R$ 408.
 
O estudo aponta a predileção masculina por aparelhos de informática como um dos fatores para isso. O segmento tem a maior parte das vendas dentre os usuários de Android, com 11%, enquanto os usuários do iOS compram mais eletrodomésticos (13%).
 
Tribunal – Nove jurados começaram a deliberar a respeito das acusações de violação de propriedade intelectual da Apple contra a Samsung ontem em um tribunal federal em San José, Califórnia. Se eles decidirem que a Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo, violou qualquer uma das patentes da Apple -– ou vice-versa – a próxima questão é quanto, exatamente, cada companhia deveria ser obrigada a pagar.
 
A Apple está buscando mais de US$ 2,5 bilhões e uma proibição de vendas, baseada em um conjunto de características que ela afirma terem grande demanda entre consumidores. Um veredicto em favor da Apple colocaria boa parte da indústria de smartphones sob risco de problemas legais idênticos.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Sondado por rivais, Comprafacil nega venda

O Comprafacil.com, do grupo Hermes, tornou-se em poucos anos a terceira maior empresa de venda on-line do país. C...

Veja mais
Estrangeiras apostam no varejo eletrônico brasileiro

Mesmo com a expectativa de um crescimento menor ao longo deste ano - de 25% para 20%, o varejo eletrônico (e-comme...

Veja mais
Avanço de cartões esbarra em apreço por dinheiro vivo

A missão de garantir que o dinheiro chegue aos bolsos dos brasileiros sem nenhuma imperfeição est&a...

Veja mais
Fruta Eletrônica avalia danos e impactos após a colheita

No segundo dia do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, que começou na segunda-f...

Veja mais
Camex aumenta tarifas de importação para itens de informática

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou alterações na lista de exceção &a...

Veja mais
Mercado de infraestrutura para lojas virtuais tem novo competidor

Dois nomes conhecidos do mercado brasileiro de comércio eletrônico uniram-se para competir na área d...

Veja mais
Desaceleração chega a PC e celular

Até agora, computadores e celulares pareciam imunes às dificuldades econômicas, com vendas impulsion...

Veja mais
Varejistas esquentam disputa por pagamento via celular

Walmart e Starbucks anunciam projetos nos EUA; empresas querem evitar tarifas das operadoras de telefoniaA ideia de usar...

Veja mais
Abrir uma loja on-line requer planejamento e conhecimento

A internet proporciona milhares de oportunidades de novos negócios todos os dias. Entre eles, estão as a v...

Veja mais