O uso de aparelhos móveis (smartphones e tablets) nas compras feitas pela internet vem crescendo. A participação aumentou de 0,3%, no ano passado, para 1,3% no primeiro semestre deste ano.
Os dados fazem parte do relatório Webshoppers, de referência do setor e produzido pela e-bit e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net).
Segundo a pesquisa, o consumidor que usa esses dispositivos tem renda familiar, em média, de R$ 7,2 mil, 70% acima do consumidor padrão, que é de R$ 4 mil. Além disso, está mais localizado no Sudeste (70%, ante 65% do consumidor padrão).
Entre as plataformas usadas, o estudo identificou uma preferência das mulheres pelo iOS, da Apple, enquanto os homens tendem a usar mais o concorrente Android.
Dentre os usuários que compraram por meio do iOS, 54% eram mulheres, enquanto, no caso do Android, 55% eram homens.
A diferença se nota também no valor da compra. Enquanto entre usuários de Android o valor médio fica em R$ 540, os do sistema da Apple gastam R$ 408.
O estudo aponta a predileção masculina por aparelhos de informática como um dos fatores para isso. O segmento tem a maior parte das vendas dentre os usuários de Android, com 11%, enquanto os usuários do iOS compram mais eletrodomésticos (13%).
Tribunal – Nove jurados começaram a deliberar a respeito das acusações de violação de propriedade intelectual da Apple contra a Samsung ontem em um tribunal federal em San José, Califórnia. Se eles decidirem que a Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo, violou qualquer uma das patentes da Apple -– ou vice-versa – a próxima questão é quanto, exatamente, cada companhia deveria ser obrigada a pagar.
A Apple está buscando mais de US$ 2,5 bilhões e uma proibição de vendas, baseada em um conjunto de características que ela afirma terem grande demanda entre consumidores. Um veredicto em favor da Apple colocaria boa parte da indústria de smartphones sob risco de problemas legais idênticos.
Veículo: Diário do Comércio - SP