As empresas pequenas inovam com o varejo na Internet

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Empresários brasileiros descobrem novos nichos no comércio eletrônico, pois o País se aproxima dos 40 milhões de consumidores pela Internet. Bruno Ballardie, um deles, fundou a primeira ótica on-line do País, a eÓtica. A previsão é faturar até R$ 400 milhões até 2016. Para criar a empresa, o investimento veio do Kaszek Ventures, um fundo focado no e-commerce.

Outra que acaba de ser criada é a Akatus, de segurança em pagamentos eletrônicos. A empresa surgiu em março, com investimentos de R$ 5 milhões, disse Marcos Bueno, presidente da companhia.


Empresários do Brasil inovam no varejo dentro da Internet

Com o País se aproximando dos 40 milhões de consumidores pela Internet, empresários brasileiros descobrem a cada dia novos nichos para adentrar o comércio eletrônico e esperam um futuro promissor neste segmento, projetando cenários como os que estão em vigor atualmente nos Estados Unidos e também alguns países da Europa.

Bruno Ballardie, empresário paulista formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), fundou com seu sócio, Eduardo Baek, a primeira ótica exclusivamente on-line do Brasil. A eÓtica, que começou a operar no final do ano passado, tem a expectativa de atrair 100 mil usuários no próximo ano e espera faturamento de até R$ 400 milhões em 2016.

"Começamos com as lentes de contato, que são produtos mais fáceis de vender pela Internet, e depois entramos com os óculos de sol e de grau. Iniciamos bem, o modelo funcionava, conversamos com vários fundos e fechamos com o Kaszek Ventures, um fundo bem focado no e-commerce", explica o executivo.

Para atender o consumidor, a empresa conta com atendimento personalizado via e-mail, telefone e mídias sociais. Em seu catálogo, marcas nacionais e internacionais estão à disposição, com ampla variedade de modelos. "Já estamos trabalhando com 15 marcas de óculos que somam mais de mil modelos", conta Ballardie.

Segundo o empresário, caso o usuário não fique satisfeito com o produto, ele pode fazer a devolução num prazo de 30 dias, sem custo adicional. Os itens mais procurados são as lentes de contato. "É algo que não tem erro na hora da compra, a pessoa já sabe qual usa e compra com a gente com frete grátis, sem precisar se locomover", comenta Ballardie, ao DCI.

A eÓtica conta também com serviço de assinatura, em que o cliente recebe periodicamente as lentes em sua casa. "Assim a pessoa tem vantagens, descontos, e não precisa se preocupar. Desta maneira formamos compradores recorrentes. Nosso objetivo é impulsionar a venda de lentes em até 200%", completa.

Pagamento on-line

Lançada no último mês de março, após um ano de planejamento, a Akatus, empresa que oferece serviços de segurança em pagamentos eletrônicos, espera alcançar 2,5 milhões de transações em seu primeiro ano em operação. Para sua criação, foram investidos cerca de R$ 5 milhões. "Oferecemos um gama de serviços na área on-line. Colocamos à disposição dos nossos clientes serviços com todos os cartões de crédito, parcelamento em até 12 vezes, on-line e no boleto, com uma integração sem check-out para fazer os pagamentos. Ainda está incluso um serviço de prevenção a fraudes, onde verificamos cada pagamento retido", explica Marcos Bueno, presidente da empresa.

Para o empresário, a vantagem do comércio eletrônico para o vendedor é o maior número de clientes que ele alcança, no Brasil inteiro e até no mundo. "Um mercado muito maior que uma loja física. Hoje é imperativo para alguém que esteja no varejo estar também no comércio eletrônico", diz Bueno.

O serviço oferecido pela Akatus se adapta a diversos modelos e permite, por exemplo, que pequenos empreendedores, como revendedores de produtos por catálogo, aceitem um cartão de crédito como forma de pagamento. "Temos uma penetração grande de vendedores de porta em porta em todo o Brasil e podemos oferecer efetivamente pagamentos através dessas plataformas que já estão nas mãos das pessoas", comenta.

A empresa trabalha com um aplicativo que os vendedores baixam gratuitamente no celular. "A partir do momento em que a pessoa baixa ela já está apta a vender com cartão de crédito. Temos usuários como taxistas usando nosso aplicativo para o pagamento da corrida com o cartão. Nossa área de atuação é muito vasta", acrescenta Bueno.

Atendimento ao cliente

Um dos pontos essenciais do e-commerce é o atendimento prestado ao consumidor on-line, que procura uma resposta da empresa quando tem algum tipo de dúvida, reclamação ou sugestão. Nessa área, a NeoAssist, líder no segmento, atende empresas como Netshoes, Comprafácil, Americanas.com, Submarino, FastShop e Polishop, sendo responsável pela relacionamento direto com o consumidor.

"Dos dez principais do varejo on-line, oito já trabalham com a gente. Com nosso sistema, quando o consumidor tem uma dúvida, ele vai na ferramenta perguntar, ela interpreta e já dá uma resposta automática e rápida para ele", conta Felipe Mota, gerente comercial da NeoAssist.

"Só no ano passado crescemos 117%. Isso pelo varejo e pela demanda natural que existe. As empresas precisam de uma solução que seja econômica para elas, é uma questão de estratégia aliada à tecnologia. O mercado é muito escasso em oferecer essa solução no atendimento", analisa Mota.


Veículo: DCI


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