Supermercado na internet conquista o consumidor

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Aos 64 anos, a funcionária pública Maria Cândida Oliveira diminuiu suas idas ao supermercado: acostumou-se a fazer suas compras pela internet. Maria Cândida conta que é adepta do serviço há cerca de oito anos e o recomenda porque o considera “mais prático”. Segundo ela, apesar de não estar cara a cara com os produtos, nunca recebeu mercadorias em más condições. “Houve alguns problemas nos horários das entregas, mas foram contornados”, garante Maria Cândida.

Mais consumidores estão seguindo o exemplo da funcionária pública. As redes varejistas que oferecem o serviço afirmam que a prática ainda é pouco difundida, mas o crescimento é uma realidade. Segundo Júlio Lopes, diretor de Marketing e E-commerce do Sonda Supermercados, o serviço foi implantado em 2005, mas há cerca de um ano e meio ganhou tratamento especial, devido ao crescimento do mercado de comércio virtual. “Desde então, notamos um crescimento de 80% na modalidade”, afirma.

De acordo com Lopes, o Sonda atende a capital e a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), garantindo entrega em 24 horas com uma taxa de frete única, de R$ 12,90. “O cliente pode escolher o horário mais conveniente e agendar a entrega”, diz.

Segundo o executivo, quem utiliza esta forma de compra conta com promoções diárias no site da rede e o pagamento pode ser feito por cartões ou boleto bancário. Quem optar pelo boleto, porém, tem dois dias para fazer o pagamento da compra, antes do qual os produtos não são entregues.

O Pão de Açúcar também oferece o serviço em duas bandeiras do grupo: Pão de Açúcar e Extra. Segundo José Carlos Peralta, gerente de operações delivery da rede, o serviço já existe há pelo menos 15 anos, mas ganhou tratamento diferenciado há dois, também pela evolução do mercado de compras eletrônicas entre os brasileiros.

Peralta afirma que entre 2010 e 2011, o movimento na modalidade delivery cresceu cerca de 20% e para este ano espera-se um aumento entre 10% e 15% pelo menos. “O gasto médio de quem faz supermercado pela internet é quatro vezes a média de quem vai pessoalmente às lojas”, afirma Peralta, que diz não poder revelar valores. Além da compra, o consumidor paga um frete de R$ 13,90, que pode cair até 50%, conforme o valor da despesa. O serviço é oferecido na capital e RMSP, com entrega em até 24 horas.

Em agosto, a rede Extra passou a oferecer o serviço, na mesma abrangência geográfica e prazo de entrega do Pão de Açúcar, com valor de frete fixo em R$ 11,90.

O grupo também realiza promoções exclusivas para quem utiliza esse canal de compra, além de estender a esses consumidores as ofertas anunciadas nas lojas. Para pessoas físicas, a única modalidade de pagamento oferecida até o momento é o cartão de crédito. Empresas também podem pagar por boleto bancário.

Cuidados

Selma do Amaral, diretora de Atenção ao Consumidor da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), recomenda algumas precauções a quem utiliza a internet para fazer as compras de supermercados. “É importante que alguém cheque todos os itens no momento da entrega para verificar se está tudo conforme o pedido”, alerta.

Selma observa também que é preciso observar as condições de produtos perecíveis, caso de frutas, legumes e carnes, entre outros, que não podem estar “machucados” ou impróprios para o consumo. Problemas como esses ou mesmo itens que estejam fora do prazo de validade dão ao consumidor o direito de receber o dinheiro de volta ou efetuar trocas.
Diretora da ProTeste, organização de defesa do consumidor privada, Maria Inês Dolci lembra que antes da compra é preciso verificar quais as condições de acondicionamento dos produtos para o transporte.

Maria Inês também sugere verificar se os preços dos sites são os mesmos das lojas físicas. “Sem saber, o consumidor pode pagar mais caro”, afirma. A técnica ressalta ainda que é muito importante guardar o cupom fiscal para reclamações posteriores, já que o documento prova que a operação foi realizada. ::

 
Veículo: Jornal da Tarde - SP


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