Operação digital pode ser diferencial no varejo

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A consultoria internacional McKinsey & Company promoveu ontem o segundo Fórum FWD - Finding your Way to the Mind of the Digital Consumer (Encontrando seu Caminho para a mente do Consumidor Digital), evento que abordou as tendências dos consumidores on-line e os desafios para as empresas se digitalizarem. O foco estava em entender como diversas empresas, das grandes às ainda iniciantes, estão transformando a maneira como operam para tornar o digital uma fonte de diferenciação competitiva, alcançando novos resultados de negócio e engajando consumidores.

De acordo com Manuela Artigas, sócia da McKinsey, "a questão agora não é mais sobre entrar na era digital, mas como se desenvolver e se adaptar rapidamente neste novo mundo". O fórum reuniu os principais executivos seniores de Marketing e Vendas de empresas de diversos setores, empreendedores digitais e especialistas no tema. "O digital não é apenas um canal, é uma nova forma de operar e engajar consumidores", comentou Fernanda Hoefel, sócia da consultoria.

Um estudo realizado pela McKinsey no último ano apontou que 55% dos brasileiros já têm acesso à Internet, indicando a massificação do fenômeno no País, que não é mais restrito somente às classes mais altas ou às regiões mais ricas. Os brasileiros gastam mais que o dobro do tempo on-line que britânicos, franceses e espanhóis e fazem uso especialmente social da rede. Além disso, foi constatada, de muitas maneiras, a influência da Internet nas compras. Mais de 60% dos usuários eletrônicos brasileiros pesquisam on-line um produto ou serviço antes de comprá-lo, independente do canal de compra escolhido. No entanto, as compras realizadas na Internet ainda acontecem em pouca quantidade.

Mesmo com o crescimento entre 30% e 40% nos últimos anos, o comércio eletrônico (e-commerce) no Brasil representa cerca de 3 a 4% do varejo total. "À medida que a banda larga móvel aumenta sua penetração no Brasil, o digital só aumentará em importância para consumidores, que são cada vez mais multicanal e multiplataforma. As implicações para empresas são transformacionais", explica Manuela Artigas.



Veículo: DCI


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