Desde o início do ano a Visa lançou no Brasil alguns produtos que visam facilitar e dar mais segurança para operações realizadas pela internet (e-commerce). Esse mercado tem apresentado crescimento sólido nos últimos anos e é uma das apostas da companhia para crescer no país.
Ontem a empresa anunciou o lançamento de um novo cartão pré-pago para operações pela internet, que conta com o mesmo nível de segurança dos demais produtos da companhia. Para realizar uma operação bastará ao usuário realizar a autenticação, a forma dependerá de cada banco, mas pode ser desde um número enviado para o celular, um tolkien que gera um número que precisa ser digitado para confirmar a operação a cada transação, etc.
Outro produto, que está disponível desde janeiro desse ano, permite que o cliente realize a compra também pelo cartão de débito, seguindo os mesmos ritos de segurança aplicado para os pré-pagos. Antes desse produto as pessoas que não tinham cartão de crédito, ou não queriam utilizá-lo, tinham que usar o boleto bancário ou realizar uma transferência pela internet.
A intenção da companhia é que a função débito substitua, pelo menos parcialmente, a utilização do boleto bancário. Atualmente cerca de 20% das transações on-line são realizadas dessa forma, segundo dados do E-bit. No entanto, 40% das operações desse tipo não são concretizadas porque o consumidor desiste de realizar a compra. É nesse nicho que a Visa pretende entrar com seus novos produtos.
"A pessoa que imprime boleto bancário demora um tempo para pagar e isso pode fazer com que ela desista de realizar a operação. Isso traz transtornos para o comércio que reserva o produto e depois precisa devolver ao estoque. Temos muito espaço no mercado para crescimento da função débito", afirmou o diretor executivo sênior de produtos da Visa Brasil, Percival Jatobá.
O foco da empresa agora é buscar as empresas que realizem vendas por internet para que elas ofereçam as opções de compra por cartão de débito e pré-pago em seus sites. A Visa afirmou que até o momento as empresas que já oferecem a opção de débito são responsáveis por 50% do volume de transações feita pela internet.
Os dados mostram que há um fortalecimento desse tipo de negócio no Brasil. Em 2009, o faturamento no e-commerce foi de R$ 10,9 bilhões, em 2010 passou para R$ 14,8 bilhões, R$ 18,7 bilhões em 2011 e R$ 22,5 bilhões ao longo do ano passado. A expectativa é que o e-commerce movimente R$ 28 bilhões ao longo desse ano.
O número de consumidores também tem crescido bastante nos últimos anos, em 2009, 17,6 milhões de brasileiros fizeram compras pela internet. Em 2011 esse número saltou para 32 milhões e a previsão é que 51 milhões de pessoa realizem transações financeiras virtualmente. Somente no primeiro semestre desse ano 3,98 milhões de pessoas entraram nesse mercado.
No primeiro semestre deste ano cerca de 67% das transações são realizadas por pessoas que tem entre 25 e 49 anos de idade. Os que menos de 24 anos representaram 9% do mercado e os com mais de 50 anos responderam por 24% do faturamento em e-commerce até junho desse ano.
Veículo: DcI