Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final terá padrão GS1

Leia em 1min 30s

 
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil aguarda agendamento - até o fim deste ano pela Receita Federal e secretarias estaduais da Fazenda - da cerimônia nacional de lançamento da Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final (NFC-e). Depois de passar por testes em projetos-piloto em alguns estados, a tecnologia será apresentada ao País e será adotada por todos os estados da Federação.


O objetivo do lançamento oficial da NFC-e é mostrar a importância do documento eletrônico e estimular sua adoção em todo Brasil. "A emissão da NFC-e é uma das aplicações que contou com a colaboração efetiva do código de barras padrão GS1, uma solução implantada no Brasil há 30 anos que segue em constante evolução", destaca João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Outra inovação é o uso do QR Code. Graças à tecnologia, a nota não precisa ser armazenada em papel. Basta fazer a leitura do código via smartphone ou tablet para ter as informações armazenadas. O cliente também poderá optar por receber tudo via e-mail.


Além dos benefícios para o consumidor, como a consulta em tempo real de suas notas fiscais, sem a necessidade de acumular papel, a tecnologia também traz vantagens para o fisco, com aumento da arrecadação, e para as empresas, com a redução de custos com automação. O estado do Amazonas, primeiro a implantar a novidade, começou com a participação de cinco empresas na fase de testes. Hoje, mais de 70 emitem o documento eletrônico, mesmo com a adesão voluntária, o que mostra o interesse das empresas em migrar para o novo sistema, considerado mais econômico, moderno e ágil. A estimativa da Secretaria da Fazenda do Amazonas é que o emprego da ferramenta seja responsável por 5% de aumento na arrecadação do estado em 2013.

Fonte: Assessoria de Comunicação GS1 Brasil


Veja também

Globalweb cria 'shopping' de sistemas

O modelo de shopping virtual provocou um movimento intenso no varejo digital. Com o conceito de vitrine para outras loja...

Veja mais
Pagamento através do celular deve estar no varejo em 2014

O NFC (em inglês Near Field Comunication ou Comunicação de Campo Próximo, em traduç&at...

Veja mais
Banrisul terá receita de R$ 2,3 bilhões em cartões

Banco lança modalidade top da Visa e amplia ações para altos gastosO segmento de alta renda ou com ...

Veja mais
Big data: Tecnologia que ajuda conhecer o consumidor

Com o Big Data, as empresas conseguem garimpar na montanha de dados do dia a dia as informações relevantes...

Veja mais
Tecnologias expandem lucro e gestão dos pontos de venda

A otimização do ponto de venda com a inserção de tecnologias tem sido uma das estraté...

Veja mais
Diga adeus às senhas com letras e números

Eis o problema fundamental das senhas: elas são mais eficazes para proteger uma empresa quando são longas,...

Veja mais
CNH aposta na renovação no campo

Necessidade de modernização de equipamentos impulsiona as vendas da montadora.Os preços lucrativos ...

Veja mais
Ferramentas digitais expandem negócios realizados na internet

O comércio eletrônico já se tornou uma das principais ferramentas do varejo. Neste cenário, e...

Veja mais
Empresas de SC investem mais em tecnologia

Aspecto cada vez mais necessário no mercado, a inovação tem muito espaço para crescer e apar...

Veja mais