Conhecer cliente para competir no varejo, diz consultor do Sebrae

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Entre as principais redes de varejo no mundo, o investimento em tecnologia passou a ser regra. O Brasil não é exceção, conforme explica Gustavo Carrer, consultor de varejo do Sebrae que esteve em Botucatu no dia 8 deste mês para uma palestra. Ele apresentou as inovações e tendências do setor.

Participaram do evento mais de 100 empresários do varejo de Botucatu e região. A palestra "Tendências e Inovações do Varejo - Rumos do setor no Brasil e no mundo" foi promovida pelo Sebrae-SP.

As novidades apresentadas por Carrer deram a tônica deste ano da Retail's Big Show, maior evento do mundo voltado ao setor e que ocorreu em Nova York, promovido pela National Retail Federation (NRF).

Ainda há gargalos e deficiências a serem sanadas em um mercado que faturou R$ 429,1 bilhões em 2012. Os principais erros giram na falta de disponibilidade de produtos em estoque, filas do caixa, deficiência na relação entre vendedor/comerciante e cliente e a inexistência de banheiros para o público.

Carrer destaca três pontos que merecem a atenção dos varejistas para a fidelização do cliente e o diferencial do mercado. Em um primeiro momento, deve se integrar a loja física à Internet, seja por meio do marketing em mídias sociais (como Facebook ou Instagram) ou mesmo a adoção da versão on-line da empresa, por meio do e-commerce.

A tecnologia ainda é aplicada para o acúmulo de informações relevantes do cliente. Ele usa como exemplo o uso de chips em cartões das grandes redes, além de iniciativas simples como data de aniversário, preferência de marcas e produtos; ou mesmo estado civil do potencial consumidor. "O comerciante tem que levar a inovação para sua empresa. E unir a isso práticas que façam com que a compra seja uma experiência única ao cliente", completou.

Segundo o consultor, há ainda a mudança de postura do consumidor, que não se prende mais a uma loja ou marca. O novo comportamento vai desde a comparação instantânea de preços a locais que personalizam o atendimento. "Há um novo perfil de compra dos consumidores, que são influenciados também pelas mídias sociais e a tecnologia. Essa nova comunidade de clientes provoca também uma mudança nos lojistas que precisam atender a essas novas necessidades."


Veículo: DCI


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