São Paulo - As ferramentas de busca, como o Google e o Bing, são responsáveis por gerar 49% de todo tráfego do comércio eletrônico no Brasil, aponta estudo da VTEX, empresa brasileira de cloud commerce.
O levantamento, feito em parceria com a Semrush - companhia especializada em ferramentas de SEO -, contou com a participação de mais de 500 lojas virtuais de todos os setores e portes. De acordo com o estudo, quanto menor o porte da companhia, maior a dependência dos buscadores. "Empresas de pequeno porte têm uma dependência consideravelmente mais alta. Para elas, 52% do tráfego vem dos buscadores", diz o sócio diretor da VTEX, Rafael Campos.
Já nas lojas virtuais de grande porte o tráfego oriundo das ferramentas de busca representa, em média, 37% do volume total de visitas ao site.
A maior dependência das lojas de menor porte ocorre, segundo ele, porque esse perfil de lojista tem uma necessidade maior de investir com mais intensidade em estágios iniciais do processo de decisão de compra do consumidor.
Crescimento do tráfego
A pesquisa apontou ainda que, no período analisado, o tráfego total das maiores lojas cresceu 4%, enquanto o das pequenas retraiu 7,5%. Já o das operações de médio porte recuou ainda mais, em 17%. "Com o crescimento do marketplace e aumento do custo de mídia, é natural os acessos se concentrarem no grande varejo."
Fonte: DCI São Paulo