O comércio eletrônico da região de Campinas atingiu faturamento real de R$ 359 milhões no terceiro trimestre do ano passado, uma queda de 7,7% na comparação com o mesmo período de 2017. No acumulado do ano, se manteve praticamente estável, com ligeira alta de 0,2%.
Os resultados compõem a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) elaborada pela FecomercioSP em parceria com o SindiVarejista de Campinas e Região, por meio do Conselho de Comércio Eletrônico, em parceria com a Ebit|Nielsen. A pesquisa traz dados sobre faturamento real, número de pedidos e tíquete médio, além de permitir mensurar a participação do e-commerce nas vendas totais do varejo (eletrônico e físico) no Estado de São Paulo, segmentado em 16 regiões.
O número de pedidos do comércio eletrônico na região atingiu 832 mil, alta de 5,4% se comparado ao segundo trimestre de 2018. O tíquete médio ficou em R$ 431,49, queda de 2,7% em relação ao mesmo período de 2017. A participação da região no faturamento do varejo geral do e-commerce foi de 2,3%. “O faturamento real do varejo online mostrou sinais tímidos de desaceleração. No acumulado dos três trimestres disponíveis, apontou estabilidade no contraponto com o mesmo período do ano anterior. O varejo online tende a sentir menos efeitos da retomada da atividade econômica brasileira por comercializar, em sua maioria, bens duráveis, que possuem maior valor agregado”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.
Ele acrescenta que a paralisação ocorrida no fim de maio de 2018 teve impacto negativo nas vendas do comércio eletrônico tanto no Estado de São Paulo como em todo o País. “As vendas foram prejudicadas na paralisação e se agravaram durante os meses seguinte diante de incertezas”.
Fonte: DCI