Celulares viram cartão de crédito

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Uso do telefone como meio de pagamento, popular em países como o Japão, começa a ganhar espaço no Brasil

 

Se o celular já é considerado o principal objeto sem o qual as pessoas não saem de casa, daqui a algum tempo será possível sair de casa sem o segundo item mais importante: a carteira. O uso do celular como meio de pagamento, muito disseminado entre os japoneses, começa a ganhar força no Brasil. "Agora nem bolsa eu carrego. Saio só com a chave e o celular", diz a nutricionista Erika Ibe Rodriguez, 26 anos, que utiliza o aparelho diariamente para pagar a conta do almoço no Shopping Flamingo, em Alphaville, em Barueri (Grande São Paulo). "Uso umas duas ou três vezes por dia. É prático e moderno."

 

Pioneira nesse serviço no Brasil, a Oi possui uma base de 200 mil usuários que realizam, em média, duas a três transações mensais por meio do Oi Paggo. O serviço estreou em 2007 e conta com 72 mil estabelecimentos cadastrados no País, de pequenos restaurantes a grandes varejistas como Americanas ou a Gol Linhas Aéreas.

 

Há duas semanas, a Vivo lançou uma parceria com o Itaucard que permite aos titulares do cartão Vivo Itaucard pagar contas apresentando apenas o número do celular - em vez do cartão de plástico - em qualquer estabelecimento que aceite cartões. Por estar restrito aos titulares do cartão Vivo Itaucard, cuja anuidade pode variar de R$ 56 a R$ 360, o serviço é mais limitado que o da Oi - por sua vez, disponível aos usuários da operadora. Mas é sinal de que a Vivo e o Itaú não querem ficar fora desse mercado.

 

Sem vínculo com operadora ou banco, a empresa de bandeira de crédito Novo e-pay já passou por uma fase piloto, em Alphaville e Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, e agora faz planos de crescer. Este mês, estreou na capital paulista e está em negociações para chegar a Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e até Portugal, em parceria com o grupo Sonae. O presidente e sócio da Novo e-pay, Erivelto Rodrigues, conta que, em quatro meses de operação, a empresa conquistou 5 mil clientes e credenciou 600 estabelecimentos. "Temos hoje um volume mensal de R$
1 milhão de transações pelo celular", diz Rodrigues, conhecido do mercado financeiro por sua empresa de análise de bancos Austin Rating.

 

Segundo ele, a ideia é atrair desde lojas e restaurantes até camelôs, taxistas e pequenos comerciantes informais que não têm acesso a cartões de crédito. "Fechamos contrato de exclusividade com a feira de eletrônicos ?Feira da Madrugada?, uma feira que acontece no centro de São Paulo das 2 horas às 6 horas da manhã e movimenta R$ 1,5 milhão por dia", diz. Para atrair os lojistas, a Novo cobra taxa de administração de 1,98%, inferior aos 3% a 5% cobrados pelas empresas de cartão.

 

Segundo o presidente da Novo, foram investidos R$ 25 milhões no negócio. "Desenvolvemos uma tecnologia que permite realizar compras mesmo quando não há sinal", diz. Pelo sistema, o celular funciona com um aplicativo que gera uma senha nova a cada transação.

 

Na tecnologia usada pela Oi e pela Vivo, para confirmar a transação, o cliente recebe um torpedo e depois digita uma senha no celular. O diretor de meio de pagamentos da Oi, Roberto Rittes, reconhece a limitação do serviço em regiões onde não há sinal, mas afirma que quando existe rede, é "raro o sistema falhar ou demorar".

 

A Oi não revela o volume de recursos movimentados pelo Paggo. Mas a maior parte das operações, segundo Rittes, se refere a compra de créditos para o próprio celular. Para este ano, a empresa resolveu concentrar a estratégia de crescimento em 12 centros urbanos onde é líder de mercado - São Paulo, onde estreou no fim do ano passado, ficou de fora. " Em vez de crescer devagar em uma grande área, resolvemos investir para crescer rapidamente em áreas menores."

 

Outra empresa de soluções para pagamento via celular é a M-Cash, que começou associada ao HSBC mas hoje atua de forma independente. Dentre os produtos desenvolvidos pela M-Cash está um vale-presente da Livraria Cultura que o presenteado recebe pelo celular.

 

Segurança e facilidade de uso são atrativos Consultor acredita, no entanto, que massificação ainda deve demorar

 

Os números de transações e de estabelecimentos que utilizam o celular como meio de pagamento no Brasil ainda são pequenos, sobretudo se comparados ao universo de 1,5 milhão de pontos de venda que aceitam cartões de crédito no País. Entretanto, considerando-se a base instalada de 150 milhões de celulares existente no País, o potencial de crescimento é considerável. Soma-se a isso o fato de que a tecnologia para o uso do celular como meio de pagamento é tida como bastante segura e descomplicada. "Isso possibilita uma expansão de uso tremenda", afirma o consultor em varejo financeiro Boanerges Ramos Freire, da Boanerges & Cia.

 

No entanto, o consultor avalia que, assim como ocorreu no processo de massificação do uso de cartões de crédito, a popularização do uso de celular para fazer compras pode levar até uma década. "Existem dezenas de plataformas tecnológicas e cada empresa usa uma. Apenas quando tivermos uma única plataforma, e também quando os bancos, que são os grandes atores no mercado de cartões, entrarem pesado nesse setor, é que o uso será difundido", acredita. "Por enquanto, esse mercado ainda é uma promessa."

 

Recentemente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou um grupo de para analisar o mercado e estudar o desenvolvimento de uma plataforma comum para a realização de transações bancárias no celular. Mas, enquanto os bancos observam, as operadoras e empresas independentes, como Novo e-pay e M-Cash, testam o mercado.

 

Na avaliação do consultor, a tendência é as operadoras se associarem a instituições financeiras ou que empresas independentes sejam absorvidas pelos bancos. A Novo, por exemplo, ficou muito perto de ser adquirida pelo banco Concórdia, do grupo Sadia. A empresa foi avaliada em R$ 100 milhões, mas o negócio foi atropelado pelas perdas da Sadia com derivativos no ano passado. M.B.

 

COMO FUNCIONA

 

Oi Paggo: É necessário fornecer o número do celular para o lojista, que registra a transação em um aparelho celular com um chip especial.
Um torpedo é enviado para o celular da pessoa, que tem de digitar uma senha pessoal para confirmar a operação

 

Novo e-pay: É preciso se cadastrar e baixar um aplicativo que emite uma senha diferente a cada transação. No ato da compra, a pessoa fornece o número de celular para o lojista, que o registra na internet ou em um celular de dados fornecido pela empresa. Depois, o cliente digita a senha

 

Vivo Itaucard: É preciso fornecer o número de celular no ato da compra. O cliente recebe um torpedo com uma senha e a digita para confirmar a transação

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


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