Mesmo com a crescente onda do e-commerce, modalidade na qual o comprador adquire produtos pela internet e os recebe em casa sem precisar ir até a loja, ainda há consumidores que preferem ir até o local para poder ter contato visual e até mesmo tocar os produtos. Outros não acham seguro fazer pagamentos pela internet e, por isso, abrem mão da comodidade do delivery e se deslocam até a loja.
Que tal, então, se o comprador puder ir até o ponto de venda, escolher os produtos, pagar por eles, mas ter a comodidade de recebê-los em casa? É isso o que a loja do Pão de Açúcar (Fone: 0800 7284437) do Shopping Iguatemi, inaugurada há pouco mais de dois anos e localizada em uma região nobre de São Paulo, SP, quer proporcionar por meio do Personal Shop, um serviço exclusivo para os clientes participantes do Programa Mais, uma espécie de clube de fidelidade da rede Pão de Açúcar.
Trata-se de um projeto piloto que teve início no último mês de agosto e que está sendo aprimorado cada vez mais, visando ao aumento de recursos e facilidades à disposição do comprador. Segundo Flávia de Melo, funcionária da loja que orienta os clientes sobre o uso da tecnologia, o Personal Shop tem tido uma boa aceitação e foi desenvolvido com base em pesquisas que a empresa fez quanto às carências de outro sistema também utilizado no local: o carrinho inteligente.
Ainda em uso no estabelecimento, o sistema precursor do Personal Shop funciona da seguinte forma: ao apanhar os produtos que irá comprar, o cliente faz a leitura dos respectivos códigos de barras em um aparelho acoplado no próprio carrinho de compras e vai acondicionando-os no mesmo. Chegando ao caixa, a lista de compras já está toda no sistema, o que proporciona ganho de tempo, já que não é necessário ler um por um dos itens – isso já foi feito pelo próprio cliente.
No entanto, pesquisas realizadas pelo Pão de Açúcar constataram que o carrinho era um incômodo, por ocupar muito espaço nos corredores. Além disso, os clientes que frequentam a loja do Shopping Iguatemi não gostam de carregar as sacolas de compras enquanto caminham pelo shopping. "Agora eles podem fazer as compras, ir passear no shopping e recebê-las em casa. Além de não precisarem carregar mais as sacolas, os clientes também não têm mais o trabalho de encher e esvaziar o carrinho de compras", acrescenta Flávia, justificando porque foi criado o Personal Shop.
"Com esse sistema, o Pão de Açúcar poderá conhecer o seu consumidor ainda melhor, oferecendo promoções direcionadas e ofertas personalizadas de acordo com as preferências de compra de cada um", explica Vanderlei Ferreira, diretor de canais da área de Soluções de Mobilidade Corporativa para Governo e Empresas da Motorola Brasil (Fone: 11 4002.1244), que ajudou no projeto.
Como funciona o Personal Shop?
Logo na entrada da loja, o cliente se depara com um totem circular com um monitor touch screen desenvolvido pela Seal (Fone: 11 2134.3814), no qual estão disponíveis os coletores MC17 da Motorola, os quais possibilitam que o comprador registre as suas compras através de leitura óptica.
Na primeira compra, o cliente deve se dirigir até o Totem Personal Shop e, com a presença de um funcionário da loja, efetuar o seu cadastro, digitando o seu CPF e a senha que irá usar quando utilizar o sistema. Uma vez cadastrado, nas próximas vezes o usuário deve apenas digitar o CPF na tela touch screen; selecionar se vai querer receber as compras em casa, se vai retirá-las mais tarde ou levá-las naquele momento.
Através dos coletores, além de fazer a leitura dos produtos que está adquirindo, sem precisar sequer tirá-los das prateleiras, o comprador pode acessar um histórico de compras anteriores, bem como verificar as ofertas do dia e até mesmo encontrar o produto desejado através de um mapa da loja exibido na tela do coletor.
"Outro diferencial é que o sistema oferece algumas sugestões de receitas ao cliente, que pode encontrar todos os ingredientes que as compõem por meio do coletor. E se determinado item não estiver disponível na loja ou no estoque, o próprio sistema já está programado para oferecer outras três sugestões de produtos similares", conta Airton Salles, analista de sistemas do Pão de Açúcar, um dos responsáveis pelo projeto, lembrando, também, que o coletor mostra o valor total das compras durante todo o tempo.
Delivery
Para optar pelo delivery, o usuário precisa confirmar o endereço ao sistema, já que apenas os clientes que moram em um raio de 4 km da loja podem usufruir este serviço. Confirmado o endereço, o coletor é liberado para que o usuário vá às compras. Caso ele não opte pela entrega em domicílio, a liberação é automática.
De acordo com Salles, as entregas são realizadas por dois veículos próprios da loja, sendo que são respeitadas as necessidades de acondicionamento e refrigeração de cada produto. Já os horários de entrega podem ser agendados pelos clientes, respeitando um limite mínimo de três horas, já que a equipe responsável pela separação e montagem das entregas – a qual recebe as informações através de um sistema de retaguarda – precisa de um tempo para organizar o pedido.
O analista de sistemas ressalta, no entanto, que a empresa não quer, de modo algum, automatizar totalmente o processo. Por isso, nos casos em que o cliente compra um mamão, por exemplo, ele pode escolher qual unidade quer. No momento da pesagem, a fruta é embalada e etiquetada, mantendo, assim, o aspecto da compra personalizada. "Se não fizéssemos isso, certamente teríamos reclamações do tipo ‘não foi este mamão que eu escolhi’ ou ‘não foi este o corte de carne que eu pedi’, etc. Mesmo no sistema delivery, o cliente continua escolhendo o produto que quer", afirma.
As entregas são feitas de segunda a sábado até as 20h30 e só podem ser efetuadas no mesmo dia nos casos das compras realizadas das 8 às 18 horas. Para os clientes que comprarem depois das 18 horas, a entrega será feita no dia seguinte até as 11 horas. Outro requisito obrigatório do serviço de delivery do Pão de Açúcar do Shopping Iguatemi é o valor mínimo das compras: R$ 70. A taxa de entrega é de R$ 7,90.
Veículo: Revista Logweb