Inteligência ao negócio

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A Atacadista Assai implantou o sistema de BI da MicroStrategy e conseguiu mais agilidade nos processos de decisão.

 

O atacado paulista de gêneros alimentícios Assai, com 32 lojas no País e atendendo mercearias, padarias, pizzarias, hotéis e dogueiros (carros de cachorro-quente), modernizou suas operações com a adoção de um sistema de BI (Business Intelligence) e conseguiu mais agilidade nos seus processos e relacionamento com clientes e fornecedores. Como o atacadista também possui filiais no Rio de Janeiro e em Fortaleza, era importante concentrar as informações de sua base de dados para avaliar o movimento das lojas em nível nacional e tirar o melhor proveito da ferramenta.
 


A solução de BI do Assai Atacadista ganhou um upgrade com a migração para uma nova plataforma da MicroStrategy. Ela permite novos módulos e mais relatórios para se avaliar o retorno de investimento em promoções e quanto essas campanhas contribuíram nas vendas. Segundo o gerente de TI do Assai, Raul Salvador, agora é possível cruzar os dados de todas as lojas e fazer comparações para obter melhores negociações com fornecedores. "Com a ferramenta, é possível até evitar desperdícios em alguns pães para hot-dogs, de forma que eles se adaptem ao tamanho da salsicha", detalha Salvador.
 


Outra vantagem do sistema de BI é que ele mostra os horários dos picos de vendas dos clientes do atacado. "O dogueiro vende mais entre 11h30 e 12h30, enquanto as pizzarias têm mais movimento a partir das 18h. "Com esses dados em mãos, podemos criar ações promocionais e temos uma importante ferramenta de negociação para barganhar preços e oferecer descontos", assinala Salvador. Sempre que há uma promoção, o sistema de BI analisa o retorno dessas ações, antes, durante e depois de elas ocorrerem.
 


A empresa até precisou contratar profissionais para dar suporte e responder às demandas e questões da área comercial e relacionadas à ferramenta de BI. "Eles desenvolvem apresentações, executam relatórios e preparam reuniões com fornecedores, contendo informes relativos à venda e estoque de produtos, ruptura de vendas, probabilidades de fraudes etc".
 


Além das informações para o departamento comercial, o sistema reúne os dados financeiros, contábeis, fiscais e administrativos. "Na frente do caixa (PDV) são relacionadas informações em tempo real sobre o movimento em cada uma das lojas, por produto vendido, forma de pagamento, quem comprou, quando foi efetuada a compra, o perfil do consumidor, andamento das promoções e outras especificações desejadas pelo cliente da ferramenta", lembra o executivo de contas da MicroStrategy, Henrique Massud.
 


Outra vantagem do sistema de BI é que ele roda na web, no servidor central, permitindo acesso de qualquer lugar e sem precisar ser instalado nas máquinas locais e, portanto, não ocupa espaço nos computadores da empresa. Demais sistemas já adotados pelo Assai, como ERP e PDV  integrados ao BI, também são web. Ao todo, são 30 licenças funcionando no atacado, e seus usuários são diretores ou profissionais da gerência comercial. O atacado tem 120 mil clientes no País e faturou no ano passado R$ 1,4 bilhão.
 


A MicroStrategy, especializada em softwares de Business Intelligence no mundo, atende mais de 300 empresas no Brasil, entre eles, atacadistas (Makro, Assai), supermercados Pão de Açúcar, Ponto Frio, Zona Sul (do Rio de Janeiro), Carrefour, e redes C&A, Colombo, Marisa, para citar apenas varejistas.

 

A empresa está oferecendo licenças gratuitas de seu pacote de geração de relatórios em aplicações de BI para empresas que tenham 25, 50 ou 100 usuários. "Queremos estimular o uso do produto entre as pequenas e médias empresas, para que elas tenham o software rapidamente sem esperarem por processos demorados de aprovação da diretoria", avalia Massud. Basta entrar no site www.microstrategy.com/ freereportingsoftware, fazer o download e começar a construir os aplicativos de geração de relatórios.

 


Veículo: Diário do Comércio - SP


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