O maior uso de cartões de débito e de crédito, combinado com o crescimento econômico, vai permitir à VisaNet seguir se expandindo a uma taxa superior a dois dígitos nos próximos seis a sete anos, disse nesta quinta-feira o presidente da companhia, Rômulo Dias. Segundo o executivo, a despeito da reforma regulatória que o governo pretende introduzir para aumentar a concorrência no credenciamento de lojas, segmento hoje dominado por VisaNet e Redecard, a contínua migração para meios eletrônicos, deixa espaços enormes de crescimento no setor.
"Continuaremos crescendo a uma taxa de dois dígitos por cerca de 6, 7 anos", disse a jornalistas em teleconferência sobre os resultados da empresa no terceiro trimestre.
A companhia divulgou na quarta-feira à noite o balanço de sua atividades de julha a setembro, período no qual registrou lucro líquido de R$ 396,7 milhões, resultado 34,8% superior ao de igual período de 2008, movimento patrocinado pelo aumento de 21,3% do volume financeiro de transações, para R$ 54,2 bilhões.
Líder no setor e hoje a única credenciadora de lojas para os cartões Visa, a companhia prevê fechar 2009 com um avanço de 20,5% a 22,5 % no volume financeiro de operações, taxa superior à taxa anualizada expansão da indústria, que foi de 18% até setembro.
Segundo Dias, além do maior uso dos cartões para pagamentos de compras, em detrimento de cheque e dinheiro, a companhia se beneficiou também de ter ampliado a presença em regiões que registram taxas de crescimento econômico superiores à média do país. "Há regiões no Nordeste que estão crescendo mais do que a China", disse.
Novo Cenário, novo nome
Preparando-se para um cenário de maior concorrência, que porá fim a contratos de exclusividade, permitindo que cada credenciador possa operar com várias bandeiras, a VisaNet deve anunciar nos próximos meses a mudança de seu nome. "Estamos pensando em mudar de nome. Dentro de algum tempo, faremos em momento oportuno e apropriado a comunicação", afirmou o presidente da Visanet, Rômulo Dias.
"Já somos multibandeiras e também vamos capturar (a bandeira) MasterCard, mas ainda não temos expectativa para quando isso vai acontecer", acrescentou. Assim como a Redecard sinalizou nesta semana, em teleconferência com analistas, o executivo da VisaNet também acredita que as despesas da companhia com marketing vão crescer, embora não tenha estimado quanto.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ