Pequenas e médias empresas são o novo foco de fornecedores de cloud computing (computação nas nuvens, softwares e serviços alocados na rede), um mercado que deve movimentar mais de US$ 56 bilhões este ano em todo o mundo, segundo pesquisa do Gartner. A tendência de redução de custos com soluções que podem ser executadas via internet movimenta o mercado brasileiro, 53% de cujas empresas têm site na rede, embora estas utilizem pouco a interação com clientes e fornecedores.
Com a expectativa de abraçar este mercado, que segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) tem cerca de 80% de capacidade ociosa no uso da internet como forma de interação com clientes, o Universo Online (UOL) deve lançar na próxima semana um seu serviço de cloud computing, com 24 mil servidores em 7 data centers e uma gama de serviços que vai do simples uso de antivírus ou da criação de uma loja virtual ao gerenciamento de relações com o cliente (CRM, na sigla em inglês) e call center.
Segundo Vinícius Pessin, diretor do UOL Host, esta infraestrutura é única no mercado brasileiro. "Não é possível oferecer a segurança e a disponibilidade do cloud computing com apenas um data center", afirma. Tecnicamente, a empresa conseguiu com a nova infraestrutura, a "disponibilidade de cinco dígitos", segundo Pessin - 99,999% de garantia de funcionamento do serviço.
A solução, que já vinha sendo testada por um grupo de clientes da empresa, deve ser disponibilizada a cerca de 700 clientes corporativos - que correspondem a 50% do faturamento da empresa - a partir do próximo dia 15, e para o público em geral, a partir de janeiro. Segundo Pessin, a expectativa é de que em um ano o negócio responda por 30% do faturamento da companhia.
O provedor vai colocar à disposição dos seus 3 milhões de clientes (entre assinantes e eventuais) seu novo produto, que vai permitir a empresas criarem lojas virtuais, manter serviços de atendimento ao consumidor (SAC) e relacionamento com clientes (CRM). Os planos devem custar a partir de R$ 99.
"A locação de um servidor físico custa e média R$ 600", afirma Pessin, maior entusiasta do novo projeto da empresa. "A usabilidade do serviço é tão simples que permite que qualquer pessoa opere", afirma.
A empresa, que investiu inicialmente R$ 90 milhões em um novo data center, conta com 144 mil servidores virtuais. "Pequenos e médios empresários terão à disposição uma estrutura semelhante à de um grande portal", explica Pessin.
A empresa oferecerá serviços inteiramente sob demanda, como explica Pessin. "Se uma empresa que roda folha de pagamentos e tem dois picos de utilização no mês, em função do adiantamento e do pagamento, pode contratar mais capacidade só para estes dois dias, sem alterar o plano mensal."
Há um ano mercado de cloud computing, a Locaweb investiu este ano R$ 35 milhões em um novo data center - hoje são 2 data centers e cerca de 3,5 mil servidores - para atender seus cerca de 2 mil clientes, na maioria corporativos. Alexandre Glicas, diretor comercial da empresa, espera um crescimento do mercado de outsourcing e corporativo.
"Temos planos que enfocam pequenas e médias empresas", afirma Glicas, "planos a partir de R$ 149 mensais". O executivo explica que os planos sob demanda são voltados ao mercado corporativo e custam cerca de R$ 15 mil por mês.
A Diveo Brasil, empresa parceira da Microsoft no fornecimento de soluções de e-mail em cloud computing, também foca no público de pequenas e médias empresas (PME). Marco Américo, gerente-geral da empresa no Brasil, diz que em função da maior oferta de banda larga no País o médio empresário tem mais interesse em serviços via rede.
Com mais de 100 clientes e cerca de 60 mil usuários finais, a Diveo olha para o mercado de manufatura, varejo e financeiro e deve lançar, até março de 2010, uma ferramenta para comunicação de seus clientes baseada no Microsoft Office Communications Server (OCS).
Call Center
Os call centers e serviços de relacionamento com clientes vão chegar às pequenas e médias empresas e devem agregar valor aos negócios, como explica Guilherme Porto, diretor executivo da Plusoft. A companhia, que já fornece soluções de CRM para empresas em setores como varejo, seguros e saúde, está lançando um novo produto para call center e SAC baseado no modelo de Software como Serviço (SaaS) em parceria com o UOL Host.
Com investimento de cerca de R$ 700 mil em infraestrutura para abrigar esta nova solução, a Plusoft pretende ampliar em 20% sua participação de mercado. "A ideia é atingir pequenos e médios, um segmento que tínhamos dificuldade em entrar", afirma.
Porto explica que as empresas tinham dificuldade em investir cerca de R$ 150 mil em infraestrutura para um call center pequeno - com 10 posições de atendimento.
Com R$ 380 por mês, uma pequena empresa pode ter duas posições de atendimento, explica Porto. "Este caso atende a pequenas empresas do setor de alimentos e a corretoras."
"Além de evitar a obsolescência dos softwares, o mercados de SaaS traz para o call center empresas que não viriam por conta dos altos investimentos", afirma o executivo.
Serviços
Prevendo um crescimento de 40% em 2009, a distribuidora de software como serviço D-SaaS (Distribuidora SaaS), esperava crescimento de 30% em função da crise no último ano. "As soluções de cloud computing geram modelos de negócios inclusive na crise", afirma Tatiana Carvalhinha, gerente de Marketing e negócios da D-SaaS.
A empresa, que fornece soluções de segurança de grandes fabricantes, como a McAfee, e atende a 700 mil usuários, tem 28% de sua base de clientes formada por pequenas e médias empresas. "O restante são pessoas físicas, justamente porque atendemos os maiores provedores de internet do País", explica Tatiana.
A redução de custos com soluções que podem ser executadas via internet movimenta pequenas e médias empresas, foco de empresas de hospedagem de sites, como UOL.
Veículo: DCI