Pesquisa 2014

 

Em 2013, as perdas nos supermercados chegaram a R$ 5,3 bilhões

 

14ª  Avaliação de Perdas no Varejo Supermercadista 2013 (clique aqui para baixar o PDF ) 

 

 

Durante o Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas foi apresentada a 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados. O estudo mostra que as perdas nas lojas brasileiras em 2013 chegaram a 2,52% do faturamento líquido do setor, o que representa R$ 5,3 bilhões.

 

 

Nesta edição, a pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com FIA/Provar, Ibevar e Nielsen, foi ampliada em termos de abertura de dados, trazendo agora indicadores de perdas segmentados por regiões do País e formatos de loja (supermercado, hipermercado e atacarejo).

 

"Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de Gestão de Perdas, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da ABRAS é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção de perdas, que incluem investimentos em tecnologia e processos", afirma o presidente da ABRAS Fernando Yamada.

 

Yamada destaca ainda o importante trabalho da entidade por meio do Comitê de Perdas e Lucratividade ABRAS. "Que é dar prioridade ao tema "prevenção" porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência."

 

O Fórum de Perdas ABRAS contou com a participação de mais de 200 profissionais, entre proprietários, diretores e executivos do setor supermercadista, e além da pesquisa foram apresentadas várias palestras falando da prevenção de perdas e lucratividade no setor. Dentre os temas apresentados estavam: A importância da frente de caixa no controle de perdas, Melhoria de Performance: aliando tecnologia, processos e pessoas, Influência do RFID na redução de perdas, Como evitar perdas e ganhar produtividade no centro de distribuição através da voz , entre outros.




* Indicador obtido a partir da apuração de perdas a preço de custo em relação ao faturamento líquido.



Atualizado em 20 de Agosto de 2014.