Pesquisa de Eficiência Operacional.
A nova Pesquisa de Eficiência Operacional realizada pela ABRAS mostra que o setor supermercadista tem 98,21% de eficiência, e seus dados evidenciam que os supermercados elevaram o nível em relação à operação de suas lojas
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) acompanha e se dedica a monitorar o cenário de eficiência operacional há 23 anos. Ano passado, com o propósito de aprimorar o tradicional estudo desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, trouxe uma nova visão e abordagem a respeito dos dados da pesquisa, mostrando o quanto o setor supermercadista é eficiente, ao invés de focar e detalhar as perdas do varejo alimentar. A pesquisa traz importantes subsídios para que as empresas consigam observar e avaliar melhor os dados e aplicá-los em seus negócios.
“Os avanços do setor na adoção de melhores práticas para aumentar a eficiência operacional refletem neste estudo: atual, dinâmico, abrangente, consistente. Ele — desde a primeira edição — mostra de onde as empresas partiram, os resultados alcançados com a forte atuação da ABRAS junto aos órgãos de regulamentação. São dados coletados junto ao varejo e transformados em informações consistentes que dão suporte às ações institucionais em prol do setor”, explica o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.
Neste novo cenário, o Comitê de Eficiência Operacional da ABRAS tem Eficiência Operacional da ABRAS tem uma participação importante, pois por meio de seus subgrupos trata das principais alavancas (quebra operacional, desvio operacional e administrativa), define as pautas prioritárias de cada uma, evitando o desperdício de alimentos, avançando em pautas importantes, de forma estruturada e apontando, por exemplo, novas formas para corrigir as ineficiências. E este estudo auxilia e fortalece a cultura de proteger o patrimônio das empresas, dando luz aos pontos que precisam de atenção.
“O dinamismo do estudo ao trazer novos indicadores mostra que o Comitê ABRAS está atento às mudanças de comportamento do consumidor, das tecnologias, dos novos meios de pagamento e, de forma específica, como cada indicador impacta na eficiência do varejo”, explica o diretor do Comitê ABRAS de Eficiência Operacional, Ederson Fernandes, do Giassi Supermercados.
Atualizado em Julho de 2023