Os fabricantes de sucos industrializados estão apostando em inovações para alavancar as vendas e aumentar o market share dominado pelos refrigerantes no segmento de bebidas não alcoólicas. Em 2009, as novidades em sabores, principalmente os chamados mix - mistura de sabores -, foram responsáveis por um aumento de 16% nas vendas, na comparação com o ano passado, quando foram consumidos 159,08 milhões de litros da variedade. "Atualmente, a categoria sucos mix é destaque em vendas nas gôndolas dos supermercados", afirma o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), Paulo Mozart.
Só este ano, a marca Sufresh, da Wow!, joint venture do Grupo Brasfanta com King Car Food, de Taiwan, lançou 23 novas versões de produtos, principalmente com misturas de sabores, que envolveu investimentos de R$ 3,5 milhões. "Estamos prevendo fechar o ano com um crescimento acima de 11% e um dos principais motivos foram os novos lançamentos", afirma o diretor geral da Sufresh, William de Angelis Sallium. Além dos novos sabores, a Sufresh também desenvolveu e colocou no mercado novos tamanhos de embalagens, ampliando o consumo de porções individuais.
A Unilever, que possui a marca Ades, líder no mercado de bebidas à base de soja no País, com 63,4% de market share, também apostou no lançamento de novos sabores mix, em embalagens para atender as famílias e o consumidor individual. "O verão é a época mais importante para o mercado de bebidas como um todo, pois ajuda a fomentar os lançamentos destinados a todo o período", explica a gerente de Marketing Ades, Daniela Cachich. A empresa, porém, não divulga os dados de investimento, tampouco as previsões de crescimento das vendas. A Pepsico também não revela os números que envolveram a criação e o lançamento da linha Frutzzz, que mistura suco de fruta com gás. Segundo Vasco Luce, presidente da Pepsico América do Sul Bebidas, o foco da empresa é seguir no mercado com produtos saudáveis.
Tradição
Apesar do apelo dos sabores mix, os produtos tradicionais têm mantido a atratividade dos consumidores. Uma prova disso, foi a decisão da Coca-Cola em privilegiar os sabores tradicionais na operação bilionária de unificação sua linha de sucos. A empresa, que adquiriu em 2007 a Del Valle, optou por integrar todas as suas marcas em uma única, com isso Del Valle passou a ser a marca guarda-chuva que contempla Del Valle Mais, para toda a família, Del Valle Kapo, para crianças, e a linha de bebidas de frutas refrescantes chamada Del Valle Frut, focada no público jovem.
O novo portfólio chegou ao mercado com 28 produtos, entre néctares, bebidas de frutas, bebida à base de soja e achocolatado, e consumiu R$ 1,75 bilhão. "Optamos por manter a marca Del Valle, pois se trata de uma marca pioneira no mercado de sucos prontos para beber e possui uma imagem muito consolidada", explica John Pinto, diretor de Marketing de novas bebidas da Coca-Cola Brasil.
"É uma marca líder, de referência, com 80% de conhecimento. Por isso, optamos por torná-la a nossa marca guarda-chuva nesta categoria."
Apesar de o segmento de sucos prontos para beber, no Brasil, ter crescido nos últimos dois anos, segundo dados do instituto ACNielsen, o mercado ainda não está maduro. Hoje, o consumo per capita de sucos no País é de 12 copos por ano, enquanto é de 73 copos, no México, e 230 copos, nos Estados Unidos.
Setor
Todos os anos o consumo de bebidas em geral chega a aumentar até 60% nos quatro últimos meses, segundo o diretor executivo da Abir.
O segmento de suco possui uma fatia de 17% do mercado que até o ano passado vendeu 53,8 bilhões de litros de bebidas não alcoólicas. Para 2009 espera-se fechar o ano em 54,9 bilhões. Já o número estimado de crescimento para 2010 está entre e 8% e 10%.
Sobre a crise que aplacou 2009, o responsável do setor afirma: "a sensação é que a crise financeira já passou e que o mercado de sucos, por exemplo, conseguiu acompanhar o PIB sem muitas dificuldades", explica Mozart.
Veículo: DCI