No Brasil, é a segunda preferida da Colorado

Leia em 1min 50s

Para quem torce o nariz para cerveja de mandioca, a Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP), tem uma notícia surpreendente: a bebida feita com o tubérculo é a segunda mais vendida da empresa, especializada em cervejas "gourmet" e única a produzir no país, em escala industrial, a "loira gelada" versão aipim.

 

"Lançamos a Colorado Cauim, feita com fécula de mandioca, no final de 2007 e ela só perde em vendas para a Colorado Appia, tipo Weiss (feita de trigo) e acrescida de mel", diz Marcelo Carneiro da Rocha, fundador da cervejaria, que nasceu de um bar na cidade paulista. "As cervejas Weiss estão na moda. As pessoas pedem a Colorado Appia mas depois querem experimentar algo diferente, escolhem a de mandioca e gostam muito".

 

A Cauim, assim como todas as cervejas, explica Rocha, também leva cevada. "A cevada é a base de qualquer cerveja, seja ela de mandioca, trigo ou arroz."

 

A fécula de mandioca, explica Rodrigo Nikima, gerente de marketing da Colorado, é rica em nutrientes que, durante a fermentação da cerveja, resultam em álcool. O resultado é uma bebida mais leve, com teor alcoólico de 4,0 % - a Skol Pilsen, a cerveja mais vendida no país, tem, por exemplo, 4,7% de teor alcoólico.

 

"Sem dúvida a mandioca serve como fator de diminuição de custos na fabricação da bebida para indústrias que produzem em larga escala", comenta o executivo. "Não é bem o nosso caso porque nossas cervejas são especiais. Quando a fórmula da Cauim foi desenvolvida, a ideia era usar um ingrediente bem brasileiro", afirma.

 

Mesmo assim, dentre os quatro tipo de cervejas que a empresa produz, as versões de mandioca e Weiss custam em média R$ 8 a garrafa de 600 ml - menos que a Indica (com rapadura) e a Demoiselle (com café), que saem por R$ 13. A Colorado fechou 2009 com faturamento de R$ 3,4 milhões e 370 mil litros vendidos, resultado 30% superior ao de 2008. A expectativa é crescer mais 30% em 2010. (LC)

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

SAB usa mandioca para baratear cerveja na África

Até Bruno de Castro ter recebido algumas boas notícias recentemente, sua vida não vinha sendo nada ...

Veja mais
Coca Light deixará de ser vendida

A Coca-Cola Light deverá sair do mercado. Essa versão do refrigerante mudará de nome para Coca-Cola...

Veja mais
Suco de laranja inicia 2010 em alta em Nova York

Após registrarem fortes quedas nos dois últimos pregões de 2009, as cotações do suco ...

Veja mais
Rússia impõe preço mínimo e vodca sobe

Na Rússia, a vodca agora tem preço mínimo estabelecido pelo governo. A decisão faz parte de ...

Veja mais
Esquina dos garrafões

Depois de uma rápida reforma, quem imaginou que uma esquina movimentada do Itaim, em São Paulo, fosse dar ...

Veja mais
Nova estrela

Lançado no final do ano passado, o espumante Moscatel, da Salton, com sabor ligeiramente adocicado, está t...

Veja mais
Brahma briga pelo NE com versão Fresh

Intenção da Ambev é ganhar participação da Nova Schin,que lidera o mercado na regi&at...

Veja mais
Femsa aposta em regionalização para crescer

Sem o reconhecimento nacional em relação às suas marcas, cervejaria foca estratégia para Kai...

Veja mais
Na Copa do Mundo de 2010, marca oficial de cerveja depende do país

AB InBev herda contrato da Budweiser com Fifa e expõe portfólio no campeonato     Desde a ...

Veja mais