Lançado no final do ano passado, o espumante Moscatel, da Salton, com sabor ligeiramente adocicado, está tomando o lugar que, durante os últimos cinco anos, foi ocupado pelo prosecco da vinícola gaúcha. Mesmo brigando com outros campeões de vendas na mesma faixa de preço, o Moscatel registrou, de janeiro a agosto de 2009, alta de 22,62% nas vendas, enquanto o Brut e o Démi Sec tiveram crescimento de 12,7%, segundo dados do Ibravin. A empresa inclusive já estuda desenvolver novas linhas com a uva tipo moscato.
Mercado promissor
O consumo nacional de espumantes, porém, ainda é muito baixo. Se os 14 milhões de litros do produto produzidos no país este ano forem divididos por 190 milhões de brasileiros, o resultado é 0,07 litros per capita/ano, o equivalente a um copinho de iogurte. A conta é de Daniel Salton, que destaca que o consumo na França é de três litros de champanhe per capita/ano.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ