As exportações brasileiras de suco de laranja alcançaram 1,301 milhão de toneladas equivalentes de produto concentrado e congelado e renderam US$ 1,619 bilhão em 2009, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).
O volume embarcado ao exterior foi 0,7% superior ao registrado no ano anterior, mas a receita obtida com as vendas foi 19% menor. Apesar da forte recuperação das cotações internacionais da commodity em 2009, a maior parte dos contratos de exportação do produto brasileiro foi fechada antes da disparada. Em 2010, informou a entidade em comunicado, o cenário é mais positivo, sobretudo a partir do segundo semestre, quando o recente aumento das cotações, que supera 80% em 12 meses, estiver incorporado em novos contratos de exportação.
Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR, também destacou que entidade encomendou ao Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat) um novo mapeamento da cadeia produtiva da citricultura. "Este será o maior mapeamento já feito sobre a citricultura brasileira. Vamos detalhar a participação do setor no PIB nacional, com informações como geração de emprego, renda e contribuição em impostos", afirma o dirigente no comunicado.
Veículo: Valor Econômico