Cervejarias japonesas desistem de fusão

Leia em 1min 50s

As fabricantes de bebidas japonesas Kirin Holdings e Suntory Holdings anunciaram ontem ter desistido de seus planos ambiciosos para se fundirem e criar uma das maiores cervejarias do mundo. Depois de meses de negociações, os dois lados não conseguiram resolver diferenças profundas sobre qual deles iria administrar o grupo que nasceria da fusão. Essa nova empresa 3,8 trilhões de ienes (US$ 42,5 bilhões) em receita anual e rivalizaria com a Anheuser-Busch InBev, a maior do mundo no setor.

 

O colapso das negociações faz com que os investidores no já altamente competitivo mercado de cerveja do Japão tentem se preparar para uma disputa por mercado doméstico que deverá ser cada vez mais intensa e cara. As ações da Kirin fecharam ontem em baixa de 7,3% na Bolsa de Valores de Tóquio, apagando boa parte dos ganhos acumulados desde o final de julho, quando as negociações começaram. A Suntory não tem ações em bolsa.

 

FAMÍLIA

 

O fracasso das negociações também implica insatisfação com a influência da família fundadora da Suntory e sinaliza os problemas que as companhias japonesas podem enfrentar no processo de consolidação. Embora a Kirin supere a Suntory em tamanho, a família controladora da Suntory, que tem uma participação de 90% na companhia, poderia ficar com mais de um terço do grupo combinado.

 

Quando as negociações foram anunciadas em julho, analistas disseram que uma fusão seria benéfica para as duas companhias e também sinalizaria que as empresas japonesas estariam mais preparadas para adotar medidas mais agressivas para cortar o excesso de capacidade. O fracasso das conversas, portanto, representa um revés e indica que o caminho para a consolidação é árduo.

 

"É muito, muito difícil conquistar a racionalização. Por isso, há empresas que estão agonizando há muito tempo no Japão, num processo que costuma se estender por décadas", disse o estrategista Peter Eadon-Clarke, da Macquarie Securities em Tóquio.

 

A Kirin é a fabricante da cerveja Ichibanshibori e das bebidas engarrafadas Afternoon Tea, enquanto a Suntory é conhecida pela sua cerveja Premium Malt"s e pelo café Boss.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Kirin e Suntory abandonam acordo de fusão no Japão

As fabricantes de bebidas japonesas Kirin Holdings e Suntory Holdings desistiram ontem de seus planos ambiciosos para se...

Veja mais
Frutas da vez

Jabuticaba e lichia são os dois novos sabores dos refrescos em pó MID e FIT, respectivamente. Segundo Adri...

Veja mais
Lucro da Diageo

Diageo, a fabricante britânica da vodca Smirnoff e do uísque Johnnie Walker, deve informar na quinta-feira ...

Veja mais
Exportação de suco rende menos

As exportações brasileiras de suco de laranja alcançaram 1,301 milhão de toneladas equivalen...

Veja mais
Folia responsável

A Skol desenvolveu sete desenhos diferentes, inspirados nos ícones do Carnaval na Bahia, Recife e Olinda para est...

Veja mais
Contratos de suco de laranja sobem 50%

Com a alta dos preços futuros do suco de laranja, a indústria brasileira já está fechando co...

Veja mais
Setor de refrigerantes driblou crise e cresceu 7,1% em 2009

O crescimento da produção de sucos e refrigerantes em 2009 confirma o bom desempenho do setor de bebidas, ...

Veja mais
Salton festeja cem anos de uma história de sucesso

Por volta de 1997, fui procurado em meu escritório, onde ainda perdia parte do tempo com engenharia, para partici...

Veja mais
O balanço das taças

Dados sobre o mercado brasileiro de vinhos importados em 2009, coletados junto ao Ministério do Desenvolvimento e...

Veja mais