Bonilha detalha as novas estratégias da Miolo Wine Group

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Vinícola busca reforçar distribuição nos mais de 60 mil pontos de venda

 

Adotando o conceito de "melhorar o que já existe", a Miolo Wine Group inicia 2010 aplicando novas estratégias de relacionamento com seus canais de on-trade (bares e restaurantes) e off-trade (varejo). O objetivo é reforçar a distribuição para os mais de 60 mil pontos de vendas que mantém espalhados pelo Brasil e aumentar o faturamento do grupo que representa comercialmente as vinícolas gaúchas Miolo, Lovara, Fortaleza do Seival, Almadén e RAR, e a baiana Ouro Verde. Para tanto, a ala executiva da MWG acaba de agregar três profissionais com larga experiência na área comercial. Paulo Puig assume a direção da unidade regional de São Paulo (a maior no País), Sandra Cristina Birchler é a nova diretora de off-trade (o principal canal de vendas da empresa) e Duilio Hadg Jr. responderá pela diretoria de on-trade (que abrange as vendas para locais de consumo imediato).

 

As diretorias de on-trade e off-trade são inéditas na empresa. Conforme Marcelo Toledo, presidente da Miolo, a criação dos novos cargos vem com a proposta de focar individualmente cada canal. Sandra e Hadg Jr. atuarão sob a coordenação de Márcio Bonilha, diretor comercial do grupo. "Houve uma mudança de mentalidade da diretoria da empresa, que em determinado momento se deu conta de que para atender melhor e ter maior faturamento é preciso conhecer os clientes, qualificar a comunicação com o consumidor e conhecer os caminhos para chegar até ele", declara Bonilha, explicando que anteriormente a empresa se pautava pela logística regional.

 

De acordo com o diretor comercial da MWG, na maior parte das vezes é no canal de on-trade que as pessoas têm o primeiro contato com a marca. "O consumidor olha a carta de vinhos, escolhe um para saborear, e, se gostar, passa a comprar nos supermercados", exemplifica. Com formação em Marketing, e somando 25 anos de experiência com passagens por companhias como Salton, Aurora, Veuve Clicquot e Campari, Duilio Hadg Jr. ganhou a missão de encontrar a melhor forma de comunicação com o consumidor neste canal. "Ele irá atuar mais como consultor no segmento", adianta Bonilha, confirmando que o diretor poderá vender via distribuidores parceiros. Segundo ele, o grupo conta com 180 distribuidores de mercado com parcerias comerciais em todo o País.

 

Especializada em trade marketing pela ESPM e com mais de 14 anos de experiência na área comercial, promoção e merchandising em produtos de consumo alimentos e bebidas, Sandra Birchler (ex- Casa Flora e Aurora Importadora) chega na Miolo Wine Group incubida de melhorar as vendas. Ela irá coordenar o atendimento direto ao cliente e o desenvolvimento dos pontos de comercialização, além de melhorar o relacionamento destes com o canal de off-trade. Também visando ao crescimento financeiro do grupo, Paulo Puig vem de empresas como Allied Domecq, Beam Global e Appleton Jamaica com o desafio de elevar a presença da Miolo na capital paulista e Interior do Estado, mercados que concentram o maior consumo de vinhos do País. A chegada dele representa uma expectativa de aumentar as vendas em torno de 45% e 50% ao ano.

 

Somando 19 anos de atuação no mercado, a companhia Miolo passou a ser chamada de Miolo Wine Group em 2006, e hoje reúne uma linha de mais de cem produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Em outubro de 2009, a companhia anunciou a compra da Vinícola Almadén, uma das mais tradicionais marcas de vinhos do Brasil. "A partir deste momento, a empresa passou por um processo de profissionalização, que culminou com a chegada de Marcelo Toledo", recorda Bonilha. Ao todo, o grupo emprega 490 pessoas. Atualmente a Miolo Wine Group detém 40% de participação no mercado nacional de vinhos finos e 15% no de espumantes.

 

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS


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