A mexicana Coca-Cola Femsa anunciou ontem resultado recorde para o primeiro trimestre do ano. O lucro líquido do grupo, que atua no Brasil e em mais oito países da América Latina além do México, chegou a US$ 182 milhões, o que representa um crescimento de 58,3% sobre o mesmo período de 2009. O resultado do Brasil, com alta de 24,8% no faturamento, foi um dos fatores que ajudou a impulsionar o desempenho.
Conforme o relatório da empresa, no Brasil e na Argentina, preços mais altos e crescimento de volume nas vendas foram as razões que impulsionaram os bons resultados na região. Excluindo os efeitos de valorização das moedas locais (o real, principalmente) o crescimento do faturamento nos dois países ficou em 17%. Em volume, a alta foi de 10,5%. Esse aumento foi impulsionado por um avanço de 9% nos volumes de refrigerantes. Só a marca Coca-Cola no Brasil teve alta de volume de 15%. As águas minerais venderam 15% mais.
Pela primeira vez, o resultado da divisão de cervejas não fez parte do relatório da empresa, uma vez que a unidade foi vendida no início do ano para holandesa Heineken, que também divulgou balanço ontem. Segundo a cervejaria, o portfólio de bebidas Femsa (Kaiser, Sol, Dos Equis etc) se manteve estável no período. A companhia divulgou que sua receita no primeiro trimestre caiu 3,5% para €2,936 milhões, com relação ao mesmo período de 2009. A empresa holandesa disse que a aquisição da cervejaria Femsa deverá ser aprovada por seus acionistas em 30 de abril.
Veículo: Valor Econômico