Cerveja: Carlsberg projeta retomada na Rússia

Leia em 2min 10s

Jorgen Buhl Rasmussen, executivo-chefe da Carlsberg, prevê que o consumo de cerveja na Rússia se recuperará do impacto provocado pelo recente aumento dos impostos dentro de dois anos e destacou que as vendas no Reino Unido e Dinamarca aumentaram com a Copa do Mundo.

 

A empresa, dona da maior cervejaria da Rússia, projeta queda no consumo no país para 63 a 64 litros per capita neste ano, antes de voltar aos 80 litros "em um par de anos", segundo Jorgen Buhl Rasmussen afirmou ontem em entrevista à Bloomberg TV, em São Petersburgo. A unidade da Carlsberg no Leste Europeu gerou 44% do lucro operacional da empresa no primeiro trimestre.

 

"A Rússia é uma grande oportunidade para nós", afirmou Rasmussen. "Esse mercado é desafiador e ainda há algumas incertezas, mas a economia russa em geral está ficando melhor, a confiança do consumidor está em alta e isso é positivo para as vendas."

 

A Carlsberg também detectou uma "elevação significativa" nas vendas no Reino Unido e Dinamarca durante a Copa do Mundo, afirmou Rasmussen. "Seria muito bom se a Inglaterra ou Dinamarca ganhassem o campeonato", disse o executivo-chefe. "Se for um contra o outro [na final], ainda melhor."

 

Em abril, a produção de cerveja na Rússia caiu 3,7% em relação ao mesmo mês de 2009, após o governo do país ter elevado em 1º de janeiro o imposto sobre a bebida em 200%. A unidade da Carlsberg no Leste Europeu, que inclui os mercados da Ucrânia, Cazaquistão e Uzbequistão, apresentou queda de 27% nas vendas, em volume, de acordo com anúncio feito em 11 de maio.

 

"Os volumes caíram por causa da crise e ainda esperamos muito crescimento na Rússia", afirmou Rasmussen, no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. A Carlsberg, com sede em Copenhague, pretende aumentar sua participação de mercado na Rússia, segundo o executivo-chefe. No primeiro trimestre, a participação caiu para 39,1%, em comparação aos 40,9% do mesmo período do ano passado, embora a empresa não tenha repassado integralmente para os consumidores o aumento dos impostos.

 

A Carlsberg, que recentemente elevou sua participação na Chongqing Brewery, também tem planos para expandir-se em "mercados de crescimento estratégico" na Ásia, como China, Vietnã e Índia.

 

A empresa elevou sua presença na Chongquing como "parte da estratégia para expandir nosso papel na China e avançar ligeiramente mais para o Leste e ainda trabalhar com o governo local e nossos parceiros locais", afirmou Rasmussen.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Linha Salton Classic apresenta novos rótulos de vinhos no ano do centenário

  No ano em que completa 100 anos, a Vinícola Salton traz para o mercado uma nova rotulagem dos vinhos da l...

Veja mais
Da Femsa para a Heineken

A holandesa Heineken anunciou Luis Durán como novo diretor comercial regional para as Américas, assumindo ...

Veja mais
Sem glúten, com álcool

Cervejas artesanais importadas, como a Primitiva, chegam ao Sam's Club   A primeira encomenda foi do supermercado...

Veja mais
Heineken e Femsa

O presidente da Heineken, Jean François van Boxmeer, disse ontem que a compra da Femsa permitiu à cervejar...

Veja mais
Indústria de refrigerantes faz aposta bilionária no Brasil

Os investimentos no setor de refrigerantes se multiplicam para atender um mercado em franca expansão. A norte-ame...

Veja mais
Bares e supermercados aumentam estoque de cerveja em até 40%

Começa hoje a corrida das cervejarias, bares e supermercados pelas vendas da bebida durante a Copa do Mundo. Nos ...

Veja mais
Casa Geraldo eleva produção

Há mais de 40 anos dedicando-se à arte de produzir vinhos. Essa é a história da Casa Geraldo...

Veja mais
Maior poder de compra do consumidor pode alavancar venda de suco de laranja

A citricultura brasileira é importante para o Brasil. O setor fatura cerca de US$ 4 bilhões, considerando ...

Veja mais
AB-InBev tenta levantar a Budweiser

Carlos Brito, CEO da AB-InBev, afirmou que a fabricante de cerveja belgo-brasileira está enfrentando uma queda in...

Veja mais