A famosa Cachaça 51, da Companhia Müller de Bebidas, está entre os destilados mais vendidos do mundo, à frente de marcas como Johnnie Walker, da companhia britânica Diageo, e da Bacardi. Uma pesquisa internacional conduzida pela consultoria Euromonitor mostra que, no ano passado, a marca brasileira figurou em quarto lugar no ranking das mais vendidas, com 175,5 milhões de litros comercializados no mundo - isso representa 35% a mais do que as vendas do uísque escocês. O destilado coreano Jinro é o mais consumido.
Desde que a Euromonitor começou a fazer o ranking dos destilados, em 2005, a cachaça de Pirassununga, no interior de São Paulo, está em destaque, disputando o terceiro e o quarto lugar. Em 2009, por causa da crise, a marca apresentou queda nas vendas, caindo uma posição. Segundo o relatório concluído esta semana, esse foi um reflexo da crise mundial que afetou especialmente os negócios de grandes marcas. "Em volume, a queda das marcas internacionais (como a Cachaça 51) foi de 5%, enquanto as regionais cresceram 6%", disse o analista de bebidas da Euromonitor, Jeremy Cunnington.
Com meio século de existência, a Companhia Müller de Bebidas é a maior produtora de cachaça de mundo. São fabricadas por ano cerca de 200 milhões de litros de aguardente. A marca Cachaça 51 é líder no Brasil, comercializada em mais de um milhão de pontos de venda. A empresa começou a exportar a bebida na década de 90 e hoje o mercado internacional representa 20% do faturamento total da companhia Müller. Neste ano, além de se manter no ranking das maiores, a marca Reserva 51 foi reconhecida como a melhor cachaça envelhecida pelo Beverange Testing Institute (BTI), um instituto de análise de bebidas alcoólicas. A bebida foi classificada como "Exceptional", com 93 pontos. Em 2009, a empresa recebeu outras cinco premiações.
Veículo: O Estado de S.Paulo