Com intenção de estimular o consumo de cerveja no Brasil, a Ambev anunciou ontem, em São Paulo, uma versão "leve" da Skol.
Batizada de Skol 360, a cerveja foi lançada com o apelo de não estufar o consumidor, uma das demandas atuais, segundo pesquisas.
"O consumidor costuma reclamar de estufamento quando combina cerveja e comida. Com o produto mais leve, esperamos crescimento no consumo durante refeições ou mesmo em festas", diz Carlos Lisboa, vice-presidente de marketing.
Embora o Brasil seja o terceiro maior mercado para cerveja -com 116 milhões de hectolitros vendidos (cada hectolitro corresponde a cem litros), atrás apenas de EUA e China-, o consumo anual por pessoa é pequeno.
No ano passado, a média per capita foi de 60,9 litros, volume muito inferior ao dos líderes no consumo do produto, como República Tcheca, com 156,5 litros anuais, Alemanha, com 112 litros, e Venezuela, com 85,8 litros.
Entre as principais diferenças para a Skol tradicional está um processo de fermentação mais curto.
O lançamento compreende as cidades de São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba e a região do Vale do Paraíba, após projeto-piloto em Brasília e Goiânia. A expansão das vendas acontecerá em 2011.
A Skol 360 será produzida em duas fábricas: em Agudos, interior de SP, e em Brasília. Os investimentos para a produção estão incluídos nos R$ 2 bilhões previstos para o ano em expansão da produção da Ambev no Brasil.
Veículo: Folha de S.Paulo