Ambev espera melhor verão de todos os tempos

Leia em 2min 20s

O próximo verão, que começa em dezembro, deverá ser o melhor da história em vendas de cerveja, segundo Carlos Lisboa, vice-presidente de marketing da Ambev, maior cervejaria do país, com cerca de 70% do mercado. "Teremos todos os fatores que impulsionam o consumo: clima bom, momento econômico favorável e inovações", disse o executivo ontem durante o lançamento da Skol 360°, uma cerveja que promete não estufar o consumidor que bebe e come ao mesmo tempo.

 

"O primeiro semestre já foi excepcional", diz Lisboa. De fato, o aumento das vendas em volume registrado pela Ambev - de 14,9% nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo intervalo de 2009 - mostra um salto quase três vezes maior do que o crescimento de todo mercado no ano passado, que foi de 5,9% em volume segundo a Nielsen. De janeiro a julho deste ano - período que incluiu a Copa do Mundo - a cervejaria vendeu mais de 3,9 bilhões de litros de cerveja, contra 3,4 bilhões do mesmo período do ano passado, quando as vendas tiveram alta de 5,5% em relação à primeira metade de 2008. Mantendo-se esse ritmo, o próximo verão, que concentra 40% do consumo do ano, deve superar todas as marcas.

 

Para se preparar para a temporada, a empresa vem desde o início do ano investindo para aumentar a capacidade de produção em 15%, com recursos que até agora já somaram R$ 1,6 bilhão. "Nosso orçamento de investimentos este ano é recorde e chegará a R$ 2 bilhões, incluindo aí o lançamento da Skol 360°", diz Lisboa.

 

A cerveja, segundo ele, é fruto de três anos de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da empresa, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Mais de 4 mil consumidores foram entrevistados. "Perguntamos a eles como seria a cerveja ideal", disse o vice-presidente. "A primeira resposta é sempre a mesma: uma cerveja que fizesse o consumidor ir menos vezes ao banheiro - o que ainda é impossível de se desenvolver. A segunda resposta é uma cerveja que empapuça menos - e isso conseguimos fazer", afirmou.

 

A nova cerveja, segundo Luciano Horn, mestre cervejeiro e gerente de desenvolvimento de produto da Ambev, leva menos fermento que a tradicional e também fica menos tempo no tanque de fermentação - o que eliminaria a sensação de estar estufado. A Skol 360° será produzida nas fábricas de Agudos (SP) e de Brasília. Ela foi lançada em fase de teste por quatro meses no Distrito Federal e em Goiânia. A partir de sábado, será vendida inicialmente em supermercados e bares de São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba e Vale do Paraíba.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Referência em vinhos californianos no Brasil

A Wine Experience é a única empresa da América Latina que trabalha com os rótulos de Joseph ...

Veja mais
AmBev lança cerveja que não "estufa"

Disponível nas versões de lata (350 ml), de latão (473 ml), de garrafa (600 ml) e de um litro, acab...

Veja mais
Com cerveja leve, a Ambev quer estimular consumo

Com intenção de estimular o consumo de cerveja no Brasil, a Ambev anunciou ontem, em São Paulo, uma...

Veja mais
Ambev investe em cerveja que não 'estufa'

Com novo produto, que chega ao mercado de São Paulo esta semana, fabricante quer atrair novos consumidores e ampl...

Veja mais
Gelada

O preço da cerveja consumida em casa caiu 0,92% em setembro, ante a alta de 0,45% do IPCA (Índice Nacional...

Veja mais
Vinhos portugueses

Uma comitiva de produtores de vinhos portugueses do Alentejo desembarcou no Brasil para explorar o mercado.   O B...

Veja mais
Jack Daniel's chega aos 160 anos

Um dos nomes mais conhecidos dentre as bebidas destiladas, o Jack Daniel's completa 160 anos da produção d...

Veja mais
Inovini, braço da Aurora, foca no 'atacado'

A partir de 2009, a área de vinhos passou a ter equipe própria, hoje em 17 pessoas, comandadas por Rodrigo...

Veja mais
'Consecitrus' deverá ser criado este mês

Ficou marcada para o próximo dia 25, na Secretaria da Agricultura de São Paulo, a apresentaçã...

Veja mais