A Coca-Cola, maior fabricante de refrigerantes do mundo, produziu sua primeira "marca de 1 bilhão dólares" em um país emergente, informou a empresa ontem. A Minute Maid Pulpy, um suco com polpa bastante denso, soma-se ao grupo com outras 13 marcas da Coca-Cola com vendas de pelo menos US$ 1 bilhão, do qual também fazem parte a Coca-Cola Zero e Diet Coke.
É a primeira vez que uma marca da Coca-Cola desenvolvida e lançada em um país emergente chega à marca bilionária, segundo o diretor de comunicações de marketing integrado da Coca-Cola na China, Andres Kiger.
"O que a torna importante para nós é que foi iniciada aqui, em um mercado emergente, a China, e isso é uma corroboração para a China", disse à Reuters. Também é uma corroboração do compromisso da empresa com um mercado de 1,3 bilhão de consumidores, depois de o governo ter proibido sua oferta de US$ 2,4 bilhões pela Huiyuan, em 2009, por temer que a compra prejudicasse a concorrência. A transação teria sido a maior aquisição de uma empresa chinesa por uma estrangeira e a proibição, em plena crise financeira mundial, trouxe receios de que a China estaria levantando obstáculos a empresas estrangeiras.
A Minute Maid Pulpy, desenvolvida na China e lançada em 2005, agora é vendida em 18 países, como Argélia, México, Malásia e Vietnã. Analistas dizem que a tendência de desenvolver produtos na China para depois exportá-los deverá continuar. "A China será usada como base de testes para novos produtos de bebidas e alimentos, por sua população imensa e diversa. Se há sucesso na China, a chance é de que ocorra o mesmo no exterior", disse a analista de varejo Marie Jiang, da Pacific Epoch.
A indústria de refrigerantes cresce a uma taxa anual composta de 12,8% na China, segundo dados de 2010 da Euromonitor International. As vendas de sucos têm expansão anual de 16,2%, um dos maiores crescimentos entre todos os segmentos. O mercado de sucos chinês deverá dobrar de tamanho para US$ 23,9 bilhões até 2015, de acordo com previsões da Euromonitor International.
A Coca-Cola vê grande potencial para suas bebidas no país, onde o consumo per capita é de apenas 32 garrafas de produtos da companhia por ano, em comparação às 150 garrafas em Hong Kong e às mais de 500 nos Estados Unidos. As vendas de Coca-Cola nos países desenvolvidos vêm perdendo força há anos.
A companhia vêm elevando os investimentos em países em desenvolvimento como parte de sua estratégia para dobrar até 2020 sua receita mundial total, que em 2009 somou US$ 100 bilhões. A Coca-Cola já anunciou investimento de US$ 2 bilhões na China e em outubro inaugurou três novas fábricas na região chinesa da Mongólia Interior. A Coca-Cola tem três marcas de suco "bilionárias", incluindo a Minute Maid Pulpy, e considera os sucos seu segundo segmento mais importante, atrás das bebidas com gás.
Veículo: Valor Econômico