Venda de suco da Coca-Cola chega a US$ 1 bi

Leia em 2min 30s

A Coca-Cola, maior fabricante de refrigerantes do mundo, produziu sua primeira "marca de 1 bilhão dólares" em um país emergente, informou a empresa ontem. A Minute Maid Pulpy, um suco com polpa bastante denso, soma-se ao grupo com outras 13 marcas da Coca-Cola com vendas de pelo menos US$ 1 bilhão, do qual também fazem parte a Coca-Cola Zero e Diet Coke.

 

É a primeira vez que uma marca da Coca-Cola desenvolvida e lançada em um país emergente chega à marca bilionária, segundo o diretor de comunicações de marketing integrado da Coca-Cola na China, Andres Kiger.

 

"O que a torna importante para nós é que foi iniciada aqui, em um mercado emergente, a China, e isso é uma corroboração para a China", disse à Reuters. Também é uma corroboração do compromisso da empresa com um mercado de 1,3 bilhão de consumidores, depois de o governo ter proibido sua oferta de US$ 2,4 bilhões pela Huiyuan, em 2009, por temer que a compra prejudicasse a concorrência. A transação teria sido a maior aquisição de uma empresa chinesa por uma estrangeira e a proibição, em plena crise financeira mundial, trouxe receios de que a China estaria levantando obstáculos a empresas estrangeiras.

 

A Minute Maid Pulpy, desenvolvida na China e lançada em 2005, agora é vendida em 18 países, como Argélia, México, Malásia e Vietnã. Analistas dizem que a tendência de desenvolver produtos na China para depois exportá-los deverá continuar. "A China será usada como base de testes para novos produtos de bebidas e alimentos, por sua população imensa e diversa. Se há sucesso na China, a chance é de que ocorra o mesmo no exterior", disse a analista de varejo Marie Jiang, da Pacific Epoch.

 

A indústria de refrigerantes cresce a uma taxa anual composta de 12,8% na China, segundo dados de 2010 da Euromonitor International. As vendas de sucos têm expansão anual de 16,2%, um dos maiores crescimentos entre todos os segmentos. O mercado de sucos chinês deverá dobrar de tamanho para US$ 23,9 bilhões até 2015, de acordo com previsões da Euromonitor International.

 

A Coca-Cola vê grande potencial para suas bebidas no país, onde o consumo per capita é de apenas 32 garrafas de produtos da companhia por ano, em comparação às 150 garrafas em Hong Kong e às mais de 500 nos Estados Unidos. As vendas de Coca-Cola nos países desenvolvidos vêm perdendo força há anos.

 

A companhia vêm elevando os investimentos em países em desenvolvimento como parte de sua estratégia para dobrar até 2020 sua receita mundial total, que em 2009 somou US$ 100 bilhões. A Coca-Cola já anunciou investimento de US$ 2 bilhões na China e em outubro inaugurou três novas fábricas na região chinesa da Mongólia Interior. A Coca-Cola tem três marcas de suco "bilionárias", incluindo a Minute Maid Pulpy, e considera os sucos seu segundo segmento mais importante, atrás das bebidas com gás.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Heineken prevê expansão no Brasil, México e nos EUA

O executivo-chefe da Heineken, Jean-François Van Boxmeer, vê espaço para o crescimento de sua marca ...

Veja mais
Embarque de suco volta a subir na safra 2010/11

Depois de uma queda na safra 2009/10, as exportações mundiais de suco de laranja devem aumentar 5,7% na at...

Veja mais
Schincariol estuda fábrica em Guarapuava, no Paraná

O Paraná está no foco das maiores cervejarias do país. A cidade de Ponta Grossa estaria no foco da ...

Veja mais
Esforços para ter fatia maior na área de bebidas

Na disputa do mercado de embalagens de bebidas, as garrafas PET continuam vitoriosas. Essa vantagem que separa as garraf...

Veja mais
Vinícola Aurora marcará presença no São Paulo Fashion Week 2011 com espumante top de linha

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola brasileira e líder de mercado em vinhos, sucos e ...

Veja mais
Mais garrafas

Entre os meses de novembro e março, a produção de garrafas para cerveja da fabricante de vidro Owen...

Veja mais
Espumantes agora estão no foco dos catarinenses

Vinhos de qualidade produzidos em condições de frio extremo e em uma altitude de mais de 900 metros tornar...

Veja mais
Cerca de 100 companhias produzem cerveja artesanal no país

O aumento da renda da população e maior presença de cervejas importadas estimulam o crescimento do ...

Veja mais
Executiva assume divisão de bebidas da PepsiCo

A PepsiCo do Brasil anunciou na sexta-feira a nomeação de Andrea Alvares como a nova presidente da divis&a...

Veja mais