Enquanto no Brasil as vendas da AB InBev cresceram no quarto trimestre, nos EUA foi observado um recuo de 0,9%.O consumo de cervejas de valores mais altos e marcas mais sofisticadas no Brasil e nos Estados Unidos ajudou a impulsionar os ganhos trimestrais da Anheuser-Busch InBev, maior fabricante do mundo. A companhia apresentou ontem aumento de 22% no lucro do quarto trimestre, com o avanço de margens equilibrando as vendas menores nos EUA e uma desaceleração no crescimento do volume vendido no Brasil. Com isso, o resultado atingiu US$ 3,9 bilhões, acima das previsões.
"O segundo trimestre será melhor que o primeiro e o segundo semestre tende a ser ainda melhor", disse o vice-presidente financeiro da AB InBev, Felipe Dutra, em teleconferência. O volume de vendas de cerveja no Brasil, onde a companhia detém cerca de 70% do mercado por meio da Ambev, cresceu 3,4% no quarto trimestre, diminuindo o ritmo sobre a alta de 14% acumulada até setembro, em decorrência de chuvas e maiores custos de matérias-primas.
Enquanto isso, o custo de produtos vendidos por hectolitro no Brasil e seus vizinhos mais próximos aumentou 9,9%, com preços maiores.
Já nos EUA, país onde a companhia detém cerca de 50% do mercado, as vendas de cerveja registraram um recuo de 0,9%. Mas aumento de preços e a opção dos consumidores por marcas de maior valor levaram a receita por hectolitro a aumentar em 4,1%.
A AB InBev havia afirmado que previa um crescimento de lucro no quarto trimestre maior que os 9% vistos no período anterior, em função de fortes investimentos realizados ao final de 2009 em lançamentos de produtos nos EUA.
Ambev – A Ambev, que produz 16 marcas de cerveja, como Skol, Brahma e Antarctica, entre outras bebidas, registrou lucro líquido normalizado de R$ 7,7 bilhões em 2010, resultado 33,2% acima do valor registrado em 2009 – quando a companhia lucrou R$ 5,7 bilhões.
O lucro líquido da Ambev no quarto trimestre de 2010 foi de R$ 2,6 bilhões, ante R$ 1,7 bilhão no trimestre anterior (alta de 47,8%). A receita líquida foi de R$ 25,2 bilhões no ano, alta de 8,8% na comparação com 2009 (R$ 23,1 bilhões).
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 11,5 bilhões no ano – um crescimento de 9,8% na relação com os R$ 10,5 bilhões registrados em 2009. No quarto trimestre, o Ebitda foi de R$ 3,7 bilhões, expansão de 24,4% em relação ao trimestre anterior. A margem Ebtda ficou estável, passando de 45,5%, em 2009, para 45,9% em 2010. Já a geração de caixa operacional foi de R$ 4,01 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 9,9%.
Em 2010, o volume de bebida comercializado em todas as operações da companhia foi de 165,14 milhões de hectolitros, 6,7% a mais que em 2009. Só no Brasil, o volume em 2010 alcançou 113,7 milhões de hectolitros, ante 103,3 milhões de hectolitros em 2009.
O volume de cervejas vendidas em todas as operações da Ambev no ano foi de 119,15 milhões de hectolitros. Já o registrado pela comercialização de refrigerantes atingiu 45,98 milhões de hectolitros.
Veículo: Diário do Comércio - SP