A Ambev, líder do mercado de cerveja e que tem 18% das vendas nacionais de refrigerantes, está relançando a embalagem de 1 litro do Guaraná Antarctica. A aposta na garrafa de vidro, que estava fora de circulação há 19 anos, segue a tendência de apelar ao bolso do consumidor: levar mais, pagando menos.
A Ambev não informou o preço da nova embalagem. Uma garrafa de Guaraná de 1,5 litro custa cerca de R$ 2 em supermercados na cidade de São Paulo. O carro-chefe do mercado de refrigerantes é a garrafa de PET de 2 litros, equivale a 45% das vendas totais, que segundo a associação do setor (Abir) somaram 15,7 bilhões de litros em 2010.
A garrafa de vidro de 1 litro será o segundo lançamento feito pela Ambev neste ano no mercado de bebidas não alcoólicas. No fim de janeiro a empresa estreou na categoria de bebidas energéticas, com o Fusion Energy. As vendas desse tipo de bebida no país cresceram 40% no ano passado.
Em 2010 as vendas de refrigerantes da Ambev cresceram 11,7%, para R$ 2,8 bilhões. O volume aumentou 7,9%, para 29,2 milhões de hectolitros (ou 2,9 bilhões de litros).
Veículo: Valor Econômico