Projeto-piloto visa incrementar a experiência de compra do shopper e o crescimento da categoria de bebidas. Loja Walmart Tamboré, em São Paulo, é a primeira a implementar o projeto, com perspectiva de expansão para outras lojas até o fim do ano. Como resultado da ação, foi registrado um aumento de 24% no volume de vendas e 19% no faturamento da seção;
A fim de incrementar a experiência de compra do consumidor e o desenvolvimento da categoria de bebidas, a Coca-Cola Brasil e o Walmart lançam, em parceria, projeto de gerenciamento de categorias, que visa a melhoria do fluxo de compra, da interação entre as categorias e do aumento da atratividade da seção.
A recomendação estratégica de fluxo, espaço, segmentação e conceito criativo foi desenvolvida com base em dados de mercado, performance das categorias no Walmart e pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com o shopper.
A loja Walmart Tamboré, em São Paulo, é a primeira a implementar a solução ainda em fase de teste, que já mostra resultados: o volume de vendas e o faturamento registraram, de janeiro a março de 2011, crescimento de 24% e 19% respectivamente, em comparação ao resultado da loja definida para a comparação dos resultados. A expectativa é de que, até o fim do ano, outras lojas implementem o projeto.
“Com base no diagnóstico da categoria e insights do shopper, a seção foi reestruturada, ganhando maior espaço de exposição, nova segmentação e identidade visual”, comenta Claudia Foguel, Gerente de Gerenciamento de Categorias da Coca-Cola Brasil.
“É fundamental ter o consumidor como ponto focal e facilitar seu momento de compra. Atendendo as suas expectativas, conquistamos a sua fidelidade. O Walmart é incentivador de iniciativas que buscam melhorar a experiência de compra de seus clientes e trazer inovação para as categorias” comenta Leonardo Cyreno, diretor de gerenciamento de categorias do Walmart.
Perfil-energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.
Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e, em 2010, foram investidos mais R$ 2,2 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. [Sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.
Walmart- Desde 1995 no mercado varejista brasileiro, o Walmart tornou-se referência de preços baixos, inovação, sortimento, sustentabilidade e investimento social no Brasil. Está presente hoje com 484 lojas, em 18 Estados, além do Distrito Federal com as bandeiras de hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), lojas de vizinhança (Todo Dia), atacado Maxxi e o clube de compras SAM'S CLUB. A rede também opera com farmácias no País e postos de combustível, além do site de compras [www.walmart.com.br], com abrangência nacional.
Veículo: Revista Fator Brasil