A fabricante italiana de bebidas Gruppo Campari vai considerar "oportunidades significativas de aquisição" em mercados como o Brasil, a Rússia e os Estados Unidos, disse seu principal executivo ao Wall Street Journal.
A fabricante do conhaque Dreher e do licor Frangelico, com sede em Milão, está aberta para potenciais acordos em cada um dos 13 países onde tem subsidiárias diretas, disse o diretor-presidente Bob Kunze-Concewitz. Ele se recusou a discutir possibilidades específicas de aquisição, mas disse que a empresa prefere comprar marcas em vez de empresas inteiras.
"Nossa estratégia é movida pela geografia e não por categoria de produto", disse Kunze-Concewitz. "No final, o que importa em nossa indústria é adquirir escala crescente em cada mercado geográfico."
O Gruppo Campari, cujas raízes datam de 1860, quando o italiano Gaspare Campari inventou o aperitivo homônimo de tom vermelho vivo, completou cerca de 18 aquisições em 16 anos.
Kunze-Concewitz disse que a fabricante do bebidas alcóolicas e refrigerantes tem uma "visão diferente" em mercados emergentes e vê mais crescimento potencial para as bebidas destiladas na América do Sul e Europa Oriental do que na China ou Índia. Os consumidores chineses, segundo ele, "ainda não estão prontos para os destilados ocidentais" como o uísque bourbon. Porque "o paladar deles é diferente, a única maneira de bebê-lo é adicionando chá verde no uísque", disse.
Campari produz cerca de um terço de sua receita na Itália e outro terço na região das Américas, incluindo os EUA, Brasil e Argentina. A matriz, Davide Campari-Milano SpA, divulgou um aumento de 14% no lucro líquido no ano passado, a 156 milhões de euros (US$ 225,1 milhões). A receita subiu 15% para 1,2 bilhão de euros.
Veículo: Valor Econômico