A italiana Davide Campari-Milano anunciou nesta quinta-feira, 4, a compra da marca brasileira de cachaça Sagatiba por 26 milhões de dólares. A Campari também pagará um valor adicional equivalente a 7,5 por cento das vendas anuais da Sagatiba --fundada pelo empresário Marcos de Moraes-- nos oitos anos subsequentes à conclusão da operação, conforme comunicado. O negócio acontece depois que, na segunda-feira (1), o grupo japonês Kirin anunciou a aquisição do controle da cervejaria brasileira Schincariol por 3,95 bilhões de reais, dando ao grupo asiático uma base no crescente mercado brasileiro.
A compra da Sagatiba ocorreu depois que a Campari acertou no início do ano passado um acordo de distribuição da marca no Brasil e América do Sul, ampliando para cerca de 40 a base de países onde a cachaça é vendida no mundo. O acordo marcou a entrada do grupo italiano no mercado de cachaça, um dos mais fortes da indústria de bebidas do Brasil.
Representantes da Sagatiba não puderam ser contatados imediatamente para comentar o assunto.
A companhia italiana, que detém as marcas de vodca Skyy e de uísque Glen Grant, além de mais de 40 outros rótulos, havia afirmado em novembro que tinha munição suficiente para superar sua maior aquisição até então, a da marca de uísque Wild Turkey em 2009, por 575 milhões de dólares.
A Campari registrou lucro líquido de 75,3 milhões de euros (107 milhões de dólares) no primeiro semestre, 8,7 por cento superior ao visto um ano antes. Já as vendas no período cresceram para 589 milhões de euros.
Veículo: Diário do Comércio - SP