A indústria de bebidas deu mais um passo em direção ao consumidor final, eliminando intermediários. Exemplo disso é o grupo Schincariol, que, depois de ter registrado em 2010 faturamento de R$ 59 milhões somente no setor de franquias, pretende fechar 2011 com R$ 110 milhões, com a expansão da marca Devassa.
De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, uma das metas é marcar presença em quinze aeroportos e em shoppings, além de investir na parceria com a livraria La Selva, onde serão instaladas 20 microcervejarias até o final de 2012. A empresa também aposta na franquia de bares de bandeira própria. Os planos são de inaugurar ainda neste ano quatro novas unidades na capital paulista, mercado com um dos tíquetes médios mais altos do grupo.
Pioneira no negócio, a AmBev dispõe de cinco modelos de franquia e foi a primeira a introduzir o conceito Nosso Bar, popular e destinado aos micro e pequenos empreendedores, beneficiados pela ampliação da classe C em todo o Brasil.
Schincariol planeja crescer em shoppings e aeroportos
Após registrar expansão de 440% no período compreendido entre o final de 2008 a 2011 e no rastro da concorrente, AmBev, o grupo Schincariol tem planos para consolidar-se até 2013 com 60 franquias e ampliar a aproximação com o consumidor final e eliminar intermediários, aplicando investimentos, especialmente, nas marcas Devassa e Nova Schin.
Este ano, a meta do Grupo Sonar, braço de franchising do grupo Schincariol, é ultrapassar os R$ 59 milhões faturados em 2009, para R$ 110 milhões, no final de 2011, com 42 unidades inauguradas em todo o País.
A meta agressiva inclui investir principalmente no "Ponto Devassa" e "Nova Schin", redes de quiosques desenvolvidas especialmente para crescer com o segmento de shoppings, numa área de 9 metros quadrados e investimento de R$ 155 mil, dos quais R$ 45 mil são destinados à taxa de franquia, e R$ 110 mil, à instalação do quiosque.
Há ainda a intenção de garantir espaço em pelo menos 15 aeroportos nacionais e internacionais até o primeiro semestre de 2012, alvo de grande disputa no setor, antecipando os investimentos aplicados até a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Nesses locais, a Sonar investe em parceria, até o final de 2012, com a La Selva Bookstore, rede de livrarias multisserviços onde serão instaladas 20 microcervejarias Devassa, desenvolvida para pontos de grande fluxo e metragens em torno de 100 m².
Com uma trajetória de expansão iniciada em 2008, coube à holding Sonar, criada em 2007 após a aquisição da marca Devassa pelo Grupo Schincariol, acelerar a expansão desse modelos de negócio nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. "Apostamos neste novo formato, pois queremos nos tornar ainda mais competitivos e atrativos neste segmento de franquias para uma base maior de investidores. O espaço e o investimento são menores, além do que o retorno sobre o investimento, se bem administrado, é garantido após apenas dois anos", afirma o diretor de Franquias da Sonar, Francisco Duarte.
Em São Paulo, cidade que ao lado do Rio de Janeiro concorre pelo segundo ticket médio da empresa no modelo de cervejaria (formato desenvolvido, com lojas de até 250m²), o grupo Sonar pretende abrir quatro novas cervejarias até o final do ano. O alvo são os bairros Granja Viana, Vila Madalena e Vila Boim.
A expansão inclui ainda fechar o ano com novos contratos nos três estados do sul do País e entrar no mercado nordestino até o final de 2012, em cidades como Salvador, Recife e Fortaleza. "Nosso crescimento está bastante acentuado, o que se explica pelo fato de termos conseguido definir um modelo de negócio rentável, de maior valor agregado e estimulado pelo aumento do poder de compra da população", diz Duarte.
De acordo com o executivo, o aumento do poder de compra da classe C despertou ainda o interesse pelo portfólio de cervejas premium, que este ano cresceu 8% , representado pelas marcas Devassa Premium, Eingeben e Baden Baden.
Há ainda o maior interesse pelos chopes fabricados pela marca, vendidos em cervejarias, de forma 100% artesanal e cujo processo inclui milcrofiltragem e transporte em caminhões refrigerados. "É óbvio que a logística desse processo afeta a formação do preço em nossas cervejarias, pois para preservar todas características da bebida, investimos na segurança da produção", aponta o diretor. Líder do setor, a AmBev foi a primeira companhia de seu segmento a desenvolver o modelo de franquias de bebida, com o projetos Nosso Bar.
A companhia também mantém outro cinco modelos de negócios: Quiosque Chopp Brahma, Loja Chopp Brahma Express, Carrinho Chopp Brahma. O modelo Nosso Bar, de franquia popular, é destinada aos micro e pequenos empreendedores e pretende incentivar os negócios na classe média, familiares.
A ideia é desenvolver o bar popular, respeitando as características de cada bairro e franqueado. A companhia também disputa o mercado de shoppings, com o formato Quiosque Chopp Brahma, desenvolvido para corredores de shoppings, aeroportos, rodoviárias e galerias. Os quiosques podem ser ter dimensões de 4m², 9m², e podem estar em lugares abertos ou fechados.
Veículo: DCI