Com o objetivo de fortalecer o consumo de cerveja artesanal entre as mulheres, aconteceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, o 1º Encontro Feminino de Degustação de Cervejas Especiais e Harmonização. O evento faz parte do projeto "Cervejas Artesanais de Juiz de Fora e Região", do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas de Minas Gerais (Sebrae-MG).
O encontro reuniu cinco cervejarias locais que apresentaram 10 cervejas, sendo cinco delas harmonizadas com pratos especiais. Uma das cervejas apresentadas, com aroma de rosas, foi especialmente elaborada para o evento. O analista do Sebrae-MG, Marcelo Rother, explica que cada uma das cervejarias levou dois produtos para serem degustados, um deles foi servido durante a harmonização e outro ficou à disposição das convidadas em um espaço reservado para cada cervejaria.
Participaram do evento as cervejarias Artex, Profana, Arthorius, Barbante e Alvânia, todas de Juiz de Fora. Segundo Rother, a intenção é de que as 200 mulheres que participaram do evento se tornem consumidoras dos produtos.
"Queremos fidelizar essas pessoas e fazer com que elas apresentem as cervejas artesanais às famílias e aos amigos para fortalecer o consumo local." Ele disse, ainda, que esse é o início de um processo para a fortalecer o polo de cerveja de Juiz de Fora. A cidade foi a primeira a abrigar uma cervejaria no Estado, em 1861.
Dados levantados pelo Sebrae-MG mostram que as cervejarias da cidade produzem juntas 25 mil litros de cerveja por ano. Rother destaca que essa produção tende a crescer, uma vez que o mercado de cervejas artesanais tem apresentado crescimento de 25% ao ano. "Para que as empresas possam ter um crescimento sustentável estamos trabalhando a gestão de cada uma delas."
Os responsáveis pelas cervejarias participaram de treinamentos e capacitações em gestão financeira e acesso a mercados. Com isso, o analista do Sebrae-MG espera, em um futuro próximo, gerar negócios na área de turismo em Juiz de Fora com excursões específicas para degustação de cervejas artesanais e ainda expandir a área de atuação das cervejarias atendendo também a região Serrana do Rio de Janeiro.
Veículo: Diário do Comércio - MG