A fabricante de cervejas australiana Foster's Group aceitou a oferta de compra feita por sua rival britânica SABMiller. Depois de quatro meses de negociações, o acordo entre as duas companhias ficou em US$ 10,1 bilhões. Esse montante representa uma avaliação da Foster em 5,10 dólares australianos por ação.
Para levar a Foster a empresa britânica teve de elevar em 4% o valor oferecido quando houve o lançamento da oferta, realizada em junho. Com essa decisão, as ações da Foster fecharam em queda de 0,41% na Bolsa de Sidney, mesmo desempenho dos papéis da SABMiller na bolsa de valoresa de Londres.
A oferta original da SABMiller foi feita um mês depois de a Foster completar a separação de suas operações de cerveja e vinho. Apesar de muitos observadores da indústria acreditarem que essa divisão provocaria várias ofertas de compra da Foster, nenhuma proposta além da britânica foi realmente colocada na mesa.
Centralização
Ainda ontem, a norte-americana PepsiCo anunciou a formação de um conselho que tem como objetivo unir as unidades de alimentos e bebidas da companhia e obter ganhos com a escala combinada das duas unidades de negócios da multinacional.
Além do Power of One - Americas Council, a PepsiCo também criará o Global Snacks Group para melhorar a carteira mundial de marcas de alimentos. Ambas iniciativas serão lideradas pelo presidente-executivo da PepsiCo Americas Foods, John Compton, que manterá a responsabilidade de dirigir o negócio de alimentos nas Américas, que está estimado em US$ 22 bilhões. A companhia manteve as previsões de lucro.
Veículo: DCI