Por Roberto Carlessi
A Heineken realizou hoje, 24 de novembro, em São Paulo, coletiva de imprensa para mostrar a campanha da cerveja Kaiser, um dos produtos de seu portfólio no país. A campanha de reposicionamento da marca no Brasil inclui ações de mídia em TV, Rádio, Impressos, Comunicação Digital, Futebol, Patrocínios e Material de Divulgação nos pontos de venda.
Batizada de Plano 360º, a campanha está baseada em nova identidade visual da Kaiser, com foco em consumidores emergentes da nova classe média brasileira, que passaram a adquirir produtos de marca e cultivam hábitos e valores baseados na família. Apresentada ao vivo em cinco cervejarias da Kaiser no Brasil, com telão em estúdio de Amsterdã, Holanda, sede da empresa, de forma interativa com os dois principais mestres cervejeiros da empresa, a coletiva também foi acompanhada ao vivo por redações de jornais, rádios e revistas de diversas cidades brasileiras.
A gerente da marca Kaiser, Vanessa Brandão, explicou que as novas embalagens foram criadas pela agência inglesa The Brands Union e que a distribuição dessa marca será feita pela Coca-Cola, que atinge 1 milhão de pontos de venda no Brasil. E o vice-presidente de marketing, Nuno Teles, acrescentou que a campanha tem âmbito nacional e a Kaiser vai estar presente em diversos formatos de varejo, com destaque para o autosserviço.
A CERVEJARIA HEINEKEN RELANÇA KAISER COM ÊNFASE NA TRADIÇÃO CERVEJEIRA EUROPEIA E COM NOVA IDENTIDADE VISUAL
Após um ano de pesquisas, a empresa apresenta Kaiser ao mercado com o novo conceito de “cerveja bem cervejada”
Sobre a nova campanha “Cerveja bem Cervejada” Além da nova identidade visual das embalagens, que já estão nas gôndolas a partir deste mês, uma campanha publicitária desenvolvida pela agência Fischer&Friends apresenta aos brasileiros o conceito da “cerveja bem cervejada”. O filme estreia no domingo, dia 27 de novembro, com uma estética diferenciada das tradicionais campanhas do mercado cervejeiro no país. Congelar e imortalizar momentos especiais da vida é o grande insight da campanha. “Quando queremos guardar para sempre um momento na nossa memória, tiramos uma foto e o imortalizamos. Trabalhar cenas congeladas tem o objetivo de mostrar os detalhes daquele momento, desde a preparação da cerveja, até a diversão na mesa do bar.” explica Mario D´Andrea, Sócio e CCO da Fischer&Friends. “Cada etapa na produção da cerveja é importante para o seu resultado final, assim como cada um dos momentos de diversão do nosso consumidor é importante para ele, seja um churrasco, uma festa ou uma simples ida ao boteco com os amigos. É por isso que hoje temos a melhor Kaiser de todos os tempos para acompanhar os melhores momentos de todos os tempos”, comenta Mariana. “A campanha não é apenas um marco na história da Kaiser. É uma quebra de paradigmas no cenário da comunicação de cervejas no Brasil. Estamos explorando realmente o valor do líquido, a qualidade do que está dentro da garrafa - para automaticamente passar esses valores para o dia a dia do nosso consumidor."complementa Mario. A campanha “Cerveja bem Cervejada” não se limita apenas aos filmes de TV. A Kaiser terá uma comunicação 360 graus que envolverá mídia impressa, spots de rádio, robusta estratégia digital – criada pela agência F.biz – e outdoors, além de ações inovadoras nos pontos de venda e ativações nas suas plataformas de futebol: Copa Kaiser e Copa Libertadores. A proposta é mostrar aos consumidores que a Kaiser é ideal para acompanhá-los em momentos de diversão verdadeira, seja com a família ou com os amigos, como o churrasco de fim de semana ou a partida de futebol. Tudo isso porque estes momentos memoráveis merecem uma cerveja de sabor marcante e qualidade atestada por uma das mais tradicionais cervejarias do mundo: a HEINEKEN. Criada formalmente no país em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA, a Cervejaria HEINEKEN é baseada em São Paulo e é subsidiária da HEINEKEN NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Summer Draft, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool, Heineken, SOL Pilsen, Sol Premium, Xingu e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria, Murphy’s Irish Stout e Murphy’s Irish Red, ambas da Irlanda. Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A Heineken opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2010 vendeu 205 milhões de hectolitros. Fonte: Assessoria de Comunicação Kaiser
A Kaiser caminha para seus 30 anos de existência, e agora passa a ser produzida com a experiência de 145 anos da Cervejaria HEINEKEN. Para marcar esse momento, o relançamento traz uma nova identidade visual e uma campanha que a apresenta como a “cerveja bem cervejada”, disposta a agradar o paladar de milhões de consumidores exigentes, oferecendo aos brasileiros um produto cuidadosamente elaborado.
Para atingir a receita, que atende aos padrões da tradição cervejeira europeia, com seu amargor com personalidade, aroma pronunciado e espuma cremosa, é necessário um cuidado minucioso que começa com a seleção criteriosa dos ingredientes. A Kaiser é assim, produzida com lúpulo aromático, água cervejeira cristalina, maltes selecionados e uma exclusiva levedura, desenvolvida especialmente para a Cervejaria HEINEKEN pelo renomado Instituto Doemens, da Alemanha. O processo de produção é rigoroso, com uma fermentação sem pressa e armazenagem extrafria, acompanhado criteriosamente por mestres cervejeiros renomados em todas as etapas. Além disso, o controle de qualidade é realizado também pela HEINEKEN na Holanda, que recebe mensalmente amostras para análise - o mesmo cuidado que a cervejaria tem com suas principais marcas ao redor do mundo. Um aval forte, poderoso e único que só a Kaiser tem.
“Tudo nesta vida pode ser bem cervejado! Com esta expressão nos referimos a coisas bem feitas, bem elaboradas, momentos bem vividos. É o caso do futebol bem futebolzado, de um abraço bem abraçado ou mesmo de uma explicação bem explicada.” comenta Mariana Stanisci, diretora de Marcas Mainstream da Cervejaria HEINEKEN.
“Da parceria com a Cervejaria HEINEKEN resulta uma cerveja única, que preserva sua essência tradicional e diferenciada, porém agora aprimorada em todos os aspectos” explica Mariana sobre a implicação do novo sobrenome na vida da cerveja Kaiser. “A Kaiser é bem cervejada porque é rica em tudo o que uma cerveja precisa para ter um excelente sabor: ingredientes rigorosamente selecionados, uma fermentação sem pressa e armazenagem extrafria garantem sua espuma cremosa e rica, a refrescância e o prazer de saboreá-la”.
A Cerveja bem Cervejada
O que faz uma cerveja ser bem cervejada é o cuidado com os detalhes para se alcançar a perfeição em cada lata e garrafa de Kaiser. O padrão europeu da Cervejaria HEINEKEN não permite falhas, em qualquer uma das cerca de 850 análises, o produto que não esteja dentro do rigoroso padrão de qualidade é descartado. Além disso, bem cervejada é a cerveja que mantém todas as suas características devido a uma armazenagem extrafria e não tem pressa em sua fermentação, exatamente como a Kaiser, que passa 15 dias em contato com uma levedura importada exclusiva da HEINEKEN. E esse período não é interrompido em nenhuma circunstância.
A Kaiser assume assim a abordagem totalmente inovadora da Cervejaria HEINEKEN em comunicação. Exatamente por esse motivo, os renomados profissionais Carlos Manga Jr. e Dulcídio Caldeira, da ParanoidBR, dirigem o filme a quatro mãos, e aceitaram estar, pela primeira vez, à frente de uma campanha de cerveja.
Um grande estudo para segmentar o mercado foi realizado mapeando o comportamento de mais de 4,5 mil consumidores em 11 capitais brasileiras. “A Cervejaria Heineken aplica esta metodologia nos mercados em que atua para estruturar sua estratégia de portfólio. O resultado para a marca Kaiser foi uma reformulação de seu posicionamento, que vem agora materializado em todos os pontos de contato”, comenta a diretora. “Da identidade visual à nova campanha sempre reforçaremos porque Kaiser é a cerveja bem cervejada: para a Cervejaria HEINEKEN, esta é a melhor Kaiser de todos os tempos!”, complementa.
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